terça-feira, 23 de março de 2010

Avatar Voz do Além

Comemorem! Na Espanha, compartilhar está dentro da lei

 

image

A Espanha já recebeu diversas olhadas tortas por parte do presidente da França - Nicolas Sarkozy (sim, mais conhecido como o marido baixinho da Carla Bruni), por não entrar na onda de caça aos Piratas. O francês narigudo é como um evangelista corporativo que roda toda a Europa em busca da aprovação de leis como as aprovadas no país dele. As anteriormente liberais Holanda e Suécia caíram, e junto com os dois países, se foi o Mininova, e quase o Pirate Bay.

Mas a Espanha está de pé, como um foco de resistência - tão forte, que muitos usuários de Torrent clamam para que o Pirate Bay se mude para lá. Essa linha liberal, que vai de encontro a um certo endurecimento da maioria dos países com relação às atitudes de internet, ficou mais uma vez clara na decisão do juiz espanhol Raul N. García Orejudo. Ele julgava a ação da SGAE (Sociedad General de Autores y Editores - a APCM local) contra Jesus Guerra, que disponibilizava músicas e vídeos no site dele, que basicamente tinha links para distribuição de arquivos pela rede eDonkey. A SGAE reclamou de abusos de direitos autorais, entrou com um processo… e quebrou a cara, pois o juiz Raul rejeitou o pedido de fechamento do site feito pela SGAE. No entendimento do juiz, redes P2P são somente uma plataforma de distribuição de conteúdo (e são mesmo, que fique claro), e em sua essência, não infringem nenhuma lei.

Agora vem a beleza da decisão: para o juiz não houve crime, pois oferecer links para download, não é equivalente a distribuir aquele material, pois não houve ganhos financeiros. Na fala dele: Portanto, se um indivíduo utiliza redes P2P, como eDonkey e BitTorrent, para obter material com direitos autorais por razões não-lucrativos, o ato é completamente legal. Os macaquinhos da SGAE provavelmente tentarão tirar o rabo do meio das pernas e apelarão da decisão, mas a primeira bordoada certeira já foi dada!

 

[Via Geek]

11 Comentaram...

Eliseu disse...

Gostei de ver, pelo menos na Espanha o buraco é mais em baixo kkkk

Jacqueed disse...

Isso me fez lembrar da época em que eu usava discos de vinil. Eu era um bandido e nem sabia, pois gravava os meus discos em fita cassetes e compartilhava com os amigos. Ah ta, lembrei naquele época um rádio com toca fita era caro então pouca gente tinha e como eram poucos nem eram considerados. Engraçado este mundo né.

Anônimo disse...

Ótima notícia para os espanhóis, que poderão desfrutar mais a vontade os torrents e p2p.
Infelismente, nós brasileiros, ainda estamos enroscados com os patetas idióticos da APCM, aqueles merdas que se tivessem a audácia com que latem, no intuito de "combater a pirataria", para os usuários de internet, deveriam meter as fuças lá na china, pra começar.Mas covardes como a APCM não largam o osso... :\

Heindarll disse...

Nenhuma fucking menção ao tamanho dos colhões do google ao fazer oq nem a ONU, nem os EUA, nem o maldito Jack Bauer fez: perder 1 bilhão de clientes em potencial para defender a democracia contra a censura da maior máquina estatal tecnocrática do planeta: a China.

A Voz do Além disse...

@Heindarll...

e provavelmente nem falaremos! Defender a democracia é um pouco forçado. E os anos em que ele censurou todas as buscas por lá e no Irã? O Google só está saindo da China porque o mercado não está lucrativo como ele gostaria. Só isso! Não tem nada democrático na jogada...

Dão disse...

da-lhe espanha
um golpe na cara do capitalismo e na cara dos ... deixa pra lá.

Dão disse...

lembrem-se, antes de defender uma empresa lembrem-se, os superiores de QUALQUER empresa usam terno e gravata e ou são durões e burocrátas.

Anônimo disse...

Olha... Tomara que eles não comecem a querer baixar tudo de graça na internet (assim como acontece no Brasil).
Alguém dá duro pra produzir programas e conteúdo, não é um direito de ninguém não suportar o produtos.
Lembrem-se:
A pirataria espantou a Nintendo do Brasil e todas as empresas de games. Recentemente, a Sony entrou devagar, e com muito medo, mas não acho que vá durar muito tempo isso.

...Até mais!

Anônimo disse...

Ótimo Post! Tomei a liberdade de replicá-lo em meu blog, devidamente creditando esse site é lógico.

PS: Se acharem justo eu posso remover o post do meu blog

Heindarll disse...

[/ironia]

caso alguém não tenha entendido...

Angelus Pacifer disse...

Arriba! Viva la España!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo