quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Avatar Voz do Além

Agora é oficial: alunos podem criticar professores pelo Facebook nos EUA

 

imageA impressão que tenho é que nos EUA exista gente parada, no canto dela, só esperando alguém tropeçar na unha do dedo mindinho para entrar com um processo. E geralmente funciona, principalmente porque o lado processado é o mais fraco na maioria das vezes. E assim caminha a humanidade…

Mas dessa vez a coisa inverteu de lado. Katherine Evans é uma estudante de 19 anos que, revoltada com a professora de inglês, resolve criar uma página no Facebook em homenagem a ela. O título dessa ode à sinceridade é Ms. Sarah Phelps is the worst teacher I've ever met (Sr. Sarah Phelps é a pior professora que eu conheci). A escola logicamente não gostou nada da ousadia da jovem, e tratou de suspende-la, alegando (suspiro) cyberbullying, a nova palavrinha da moda, assédio moral, comportamento perturbador. Ela ainda foi dispensada das classes avançadas que frequentava, e voltou para o ensino regular. Isso em 2007! Mas Katherine esperou o prato da vingança esfriar e entrou na Justiça pra tirar a suspensão do histórico… e ganhou!

O juiz federal que estava com o caso nas mãos entendeu que a famosíssima e mais-que-pisoteada Primeira Emenda da Constituição americana, que trata da Liberdade de Expressão, permite que se fale mal de uma professora, desde que o conteúdo não seja especialmente perturbador. Ele também ressaltou que a página “era a opinião de uma aluna sobre uma professora, que foi publicada fora do campus e não foi vulgar, ameaçadora nem defendeu comportamento ilegal ou perigoso”.

Em outras palavras, foi um bazzinga para professores e outras autoridades escolares que acham que podem regular a vida dos alunos fora do território da escola. Logicamente que a questão é muito mais profunda que isso, e abre um precedente importante na questão de liberdade na internet. Os EUA - e nem qualquer país do mundo, creio eu - não possuem legislações específicas para casos como esse, cabendo aos juízes a tomada de decisões, que muitas vezes não têm o preparo e o conhecimento suficiente de internet para tomar decisões realmente acertadas.

E, bem, nem vamos falar de situações similares no Brasil, que acho que um aluno seria banido para sempre do ensino público por fazer uma coisa assim…

Lição aprendida? Você pode falar e escrever praticamente o que quiser,e  sobre o que quiser, é só saber escolher as palavras e ter os argumentos certos. Quem tem os melhores argumentos sempre ganha…

 

[Via Wired Threat Level]

5 Comentaram...

Anônimo disse...

Citação
"E, bem, nem vamos falar de situações similares no Brasil, que acho que um aluno seria banido para sempre do ensino público por fazer uma coisa assim…"
Saudações Voz do Além.
Utilizando a citação acima, digo que na Educação Brasileira, a parte fraca é o Professor. Um aluno não pode ser "banido do ensino público" por motivo algum, muito menos removido (transferido) para outra escola e se a situação acima ocorresse neste país, é bem provável que os comentários no facebook fossem mantidos e o professor, esse sim, tivesse que procurar outra escola para trabalhar para evitar sua humilhação. Foi-se o tempo que professor era uma pessoa respeitada e sinônimo de autoridade. Para o bem e para o mal.
Tive que postar como anônimo pois o sistema está negando meu comentário com a conta do google.

Gringo disse...

A Liberdade de Expressão jamais pode ser totalmente garantida por lei, porque esbarra em casos como neonazismo, racismo, homofobia.

Quem diz o quer do jeito que pode talvez ainda tenha de se arriscar na loteria do sistema judiário.

Ghost disse...

O grande problema gerado em virtude da Liberdade de Expressão é que as pessoas acabam se achando no direito de ofender as pessoas pensando que não haverá punição para tal conduta.

Na verdade, precisamos ter em mente que o nosso direito termina aonde começa o do outro, ou seja, todos temos o direito a liberdade de expressão, mas no momento em que usamos de tal "liberalidade" dada por nossa carta maior e violamos o direito de outrem sem dúvida haverá uma punição.

Embora juridicamente falando não possamos alegar o desocnhecimento da lei, creio que o grande problema envolvendo esta temática é justamente o desconhecimento da lei (sendo redundante) e a falta de interpretação da mesma pela grande maioria das pessoas.

Desde o momento em que nascemos somos resguardados por direitos e deveres, como tal precisamos exercê-los com cautela para que assim não venhamos a violar os de outrem.

Rápido disse...

Não vejo crime ou lesão alguma à professora, cada aluno tem o direito de pensar o que quiser dos professores -- levando em conta apenas que o ato da aluna não tenha passado do comentário sobre a qualidade da aula da professora, não tenho facebook pra conferir o que a idiota escreveu na íntegra. Não vi agressão, só o que vi foi uma otária burra-velha fazendo mimimi virtual.

Eu se fosse o tal professor taxado de ruim diria "Ah, é!? Fooooouda-se que ela não gosta de mim/da minha aula" e seguiria a vida normalmente.

Anônimo disse...

A Democracia é atribuída aos gregos; o Direito é uma criação dos romanos; os brasileiros estão se tornando famosos no mundo inteiro pelo filhadaputismo.

Quem criou o filhadaputismo, na verdade, foi a serpente, quando convenceu Eva a provar da maçã. Mas em nenhum lugar do mundo existem tantos filhadaputas quanto no Brasil!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo