quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Avatar Colaborador Nerd

Big Eyes, Small Mouth

Por Gabriel Radd

   Besm3

[Esse texto é dedicado a todos os pokémons (incluindo Os Pokémons do Forró e o Pokecão das Dorga do Arco-íris) que são "atiçados para brigarem entre si como em rinhas de galos"]

Se pilhar, matar e conjurar magias em um mundo imaginário não fosse um hobby quase que exclusivamente masculino (Atenção à palavra quase. Mulheres que jogam RPG não são apenas lendas, por mais incrível que esse fato possa parecer… E se esta frase já não fosse usada comercialmente por outra empresa) o slogan do Sistema D20 poderia ser "Seja o que você quiser". Digo isso pois o número de opções disponíveis aos jogadores é quase infinito. Você pode ser um bardo na "mistura mitológica" de Greyhawk. Ou um valoroso cavaleiro de Rohan na Terra-média. Ou um sorrateiro elfo-da-noite em Azeroth. Ou ainda, um mestre jedi do Universo Expandido. Ou você pode ser um treinador de pokemóns.

Para quem é louco o bastante para escolher a última opção, existe o "BESM D20: Anime Role-Player's Handbook". O BESM, baseado no Sistema D20, fornece as bases para os jogadores que desejam interpretar personagens de animes. Isso quer dizer que o "livro do jogador de anime" não é útil apenas para jogadores que queiram interpretar treinadores de pokemóns. Ele apresenta também classes como "sentai member", "giant robot", "samurai" e "tech genius". Na verdade, o livro não contém regras específicas para treinadores de pokemóns, mas sim regras para "pet monster trainer", que é um termo muito mais genérico. Portanto, não espere encontrar neste livro as estatísticas detalhadas de todos os pokemóns, pois você não irá encontrá-las. Ah, e, por favor, depois não diga que eu não avisei. ;-)

O livro do jogador de anime apresenta ainda um sistema de "desconstrução de classes", com regras bastante equilibradas (pelo menos na minha opinião) para se criar personagens com classes e pontos de personagem (algo parecido com uma mistura dos sistemas de criação de personagens de Dungeons & Dragons e GURPS).

O restante do livro contém regras de combate e todo aquele lero-lero que todo livro de RPG possui. Enfim, "BESM D20: Anime Role-Player's Handbook" é um bom livro, se você gosta de RPG e anime. Se eu possuísse a expectativa de vida de um elfo, convidaria o Murilo Andrade para uma campanha de BESM.

 

PS: Confesso: o primeiro post que escrevi para o NSN não estava à altura do blog. Prometo me esforçar mais a partir de agora.

PS (2): Não, eu não vou fazer piadinhas sobre a relação entre post-scriptum e PlayStation.

3 Comentaram...

Panthro Samah disse...

Aqui no Brasil, as primeiras edições do Defensores de Tóquio eram assim também. E eram divertidíssimas de jogar. Só que aí veio o 3D&T que se levou a sério e acabou com a graça.

Murilo Andrade disse...

É só chamar. =D

Phil Souza disse...

Obrigado por citar o Dados Limpos e a sessão jogadoras Gabriel! BESM D20 eu tenho aqui em caso e também considero super recomendável. Diga-se de passagem até para sessões de RPG sem exatmente o tema anime e manga!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo