segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Avatar Dolphin

5ive Girls

 

fivegirls

O mundo da Sétima Arte é interessante. Nele encontramos as mais diversas “idéias geniais”, dos filmes arrasa-quarteirão onde as bilheterias vomitam dinheiro e acenam com estatuetas de homenzinhos nus, até as bizarrices que nos faz sair da salinha escura amaldiçoando o infeliz momento em que deu ouvido ao pedido insistente do(a) namorado(a). Certo é que o que nos leva em geral a assistir um filme é, via de regra, o sucesso estrondoso que ele faz, ou o famoso boca-a-boca. Dificilmente as pessoas assistem algo sem uma indicação, ninguém gosta de lamentar o dinheiro gasto em porcaria.

Pois bem, lá fui eu me aventurar no maravilhoso mundo dos filmes de terror no estilo que adoro, com fantasmas, paranormalidade, demônios e afins. Tudo, claro, com sangue na medida certa para a minha sensibilidade de mulherzinha fresca.

O primeiro foi Atividade Paranormal. Não vou entrar no mérito, deixo para um dos rapazes daqui do blog fazer a resenha, simplesmente porque achei um filme com enredo fraco e previsível. Me decepcionei bastante, já que o boca-a-boca me garantia a certeza de assistir um filmaço de arrepiar as minhas curtas madeixas.

O segundo… bem, o segundo realmente me surpreendeu, justamente por esperar um filminho meia boca. Ah, sim ele é, mas nem por isso deixa de ser muito interessante!

Esbarrei com a sinopse dele em um site especializado em cinema, desses que permitem aos leitores pontuarem e deixarem comentários. Em um primeiro momento o que me chamou a atenção foi uma imagem da capa do DVD. Era muito Jovens Bruxas, hit do final dos anos 90. Passei a ler o que as pessoas comentavam, e todos, sem exceção, teciam bons elogios, o que acentuou a minha curiosidade. E para sacramentar a decisão de assisti-lo, pesou o fato de ser uma produção canadense. Bem, eu sempre fico curiosa por filmes produzidos fora da terra do Tio Sam. Enfim, lá fui eu atrás da história das cinco garotas…

 

vlcsnap-2009-10-08-20h35m51s86

vlcsnap-2009-10-08-21h23m19s1631

O que posso dizer em um primeiro momento é que 5ive Girls é uma mistureba infernal! Há referencias claras não só a Jovens Bruxas, como também a Buffy, O Exorcista, Garota Interrompida, uma pitada de Jonh Constantine e X-Men! Sim, leitores, arregalem os olhos e torçam o nariz, eu também o fiz quando o enredo foi desenrolando perante meu olhar chocado! Todavia, o filminho com toda essa salada non sense é altamente palatável. Vamos a sinopse!

O colégio católico São Marcos é especializado em reabilitar meninas… digamos, problemáticas, os quais as famílias não querem por perto. O colégio é um internato  administrado por um padre que de cara sabemos que é pedófilo. Aqui vale a pena acrescentar que o padre Drake é vivido pelo ator Ron Perlman mais conhecido por interpretar Hellboy.

Continuando; uma das alunas desaparece em circunstâncias terríveis e com isso o colégio é fechado. Seis anos depois ele é reaberto mais sinistro do que nunca, e recebe cinco novas alunas, cada qual com um comportamento e poderes - sim poderes - diferentes. Alex usa e abusa da telecinese, Mara tem o dom da cura, Coonie é a sensitiva que estuda Bruxaria e vê espíritos e demônios, Leah pode atravessar superfície sólidas e Cecília é cega e também  sensitiva só que usa seu dom para “ver” o futuro através das cartas do tarot.

Em São Marcos, um colégio enorme, só circulam dois personagens além das garotas: o padre Drake e uma professora pra lá de estranha, com desejos sádicos e fetichistas, chamada senhorita Pierce, ou professora-chefe como exige ser chamada, seja lá o que isso quer dizer.

De cara a dublê de Buffy a estudante Alex ouve vozes e vê o espírito da aluna desaparecida. Intrigada, ela passa a investigar o único andar em que são proibidas de circular, o terceiro. De boa, porque todo terceiro andar de colégio de garotas é amaldiçoado? Eu estudei em um que tinha lenda parecidíssima com a do filme e juro de pé junto que uma vez vi sim uma guria subindo as escadas e desaparecendo do nada. Mas enfim, deixa eu voltar ao que interessa antes que você leitor, abandone esse texto por aqui, se é que já não fez isso!

Alex conta as amigas que o que vem acontecendo é confirmado nas cartas de tarot da simpática Cecília. Determinadas a descobrir o que acontece, em unanimidade elas concordam que aquele local é tudo, menos “solo sagrado” e que o mal espreita tudo e todos, apenas esperando o momento certo para atacar. E é justamente nessa busca que elas invadem o terceiro andar e descobrem a sala onde ocorreu o desaparecimento de Elizabeth, a aluna-fantasma. No local há um pentagrama desenhado e no centro dele uma poça de sangue. Sem saberem, no andar abaixo a professora Pierce vestida em trajes que deixariam o Voz do Além babando horas a fio, reproduz o pentagrama versão miniatura e usando cinco pedras que eu acho que são golens (estudantes de ocultismo, favor, elucidem o mistério), para controlar a vontade das garotas. Assim sendo, ela determina o local onde cada uma deverá se posicionar dentro do círculo mágico e passa a fazer uma evocação. Usando as garotas como sacrifício, ela vai dando forma a poça de sangue que vai materializando a finada Elizabeth.

 

5G4

vlcsnap-2009-10-08-21h54m14s63

Até esse ponto fica a dúvida de qual é a verdadeira intensão da menina-fantasma. À, princípio parece que ela é um espírito bom que sofreu algo terrível e que busca alertar Alex para o perigo. Somente quando é evocada é que revela sua real intensão <SPOILER>: Elizabeth foi levada ao inferno pelo demônio que se chama Legião, o mesmo da passagem do Novo Testamento que confronta Jesus e que é aprisionado por ele em porquinhos suicidas. Sua irmã, Anne, que é ninguém menos que a professora Pierce, promete ajudá-la a ser resgatada e assim temos uma Elizabeth que faz um acordo com Legião: O sangue de cinco por sua liberdade </SPOILER>.

O filme tem possessões demoníacas que lembram o excelente Sob o Domínio do Mal, lesbianismo sutil, garotas bonitas só de lingerie, uma trilha sonora degustável, sangue na quantidade certa para os meus olhos, pouca duração, atuações fraquinhas e efeitos especiais igualmente fracos. Todavia, o enredo é interessante e surpreende com um final que foge do clichê.

 

Se você leitor está buscando um terror teen para tomar uns sustinhos leves, eu recomendo muito 5ive Girls que aqui ganhou o título super mega original: Demônios.

 

 

5ive Girls (2006)

Diretor: Warren P. Sonoda

Duração: 95 min

Nota: 7,5

5 Comentaram...

Tony disse...

que aqui ganhou o título super mega original: Demônios.[2]

Anônimo disse...

Filme ruim e fraco vi e me arrependi...é bem mais interessante o Atividade Paranormal...

Anônimo disse...

Eu ñ perderia 95 minutos da minha vida assistindo esse filme!Prefiro RISE A RESSUREIÇÃO...

Anônimo disse...

Isso é filme? Puxa... o conceito caiu

krolyne amrom disse...

esse filme foi um tipo de influencia pra ser o que sou hoje...

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo