terça-feira, 24 de novembro de 2009

Avatar FiliPêra

Microsoft supostamente manda 1 milhão de espertinhos pastarem… e depois nega

 

trigo-colheita1-744276

No dia 10 de novembro a Microsoft simplesmente fechou as portas de acesso a sua rede online, a Live, para um milhão de gamers (o mais correto seria dizer entre 600 mil a um milhão) terem consoles modificados. A data não poderia ter sido mais bem escolhida, já que vários deles estavam se extravasando há uns dois meses na jogabilidade insanamente divertida de Halo: ODST, além de estarem se preparando para pôr as mãos no badalado e mega sucesso de vendas Modern Warfare 2. Como deu para perceber, era um período de intenso uso da rede online da empresa, com dois lançamentos absurdamente chamativos para partidas na rede, fora o número anormalmente gigante de inscrições novas.

Foi como abrir dois bares super grandes numa megalópole, e depois fazer uma intensa caçada para saber quem estava usando identidade falsa para beber cerveja. Para sair dessa malha fina do Tio Bill - acredite, essa aqui é muito pior que a chatice do WGA, que pode facilmente ser chutado depois de umas mudanças no Registro do Windows - é necessário comprar uma assinatura Gold, ou, em alguns casos mais agudos, outro console.

Não vou entrar no mérito disso ser correto, ou não, pois se está no contrato que é proibido fazer mods de consoles para se conectar, então a empresa pode fazer isso sem peso na consciência (ao menos no meu entendimento, já que a área jurídica está longe de ser a minha especialidade). Mas um escritório de advocacia achou que a medida foi abusiva e juntou uma galera que está no bloco dos Cortados da Live para lançar um processo coletivo contra a empresa, alegando falta de ética da política da Microsoft por justamente esperar esse momento propício e usar uma possível cláusula no contrato como modo de vender contas Gold (vários que assinavam Gold foram banidos também).

Os advogados vão ainda mais longe, afirmando que inúmeros gamers que jamais usaram jogos piratas entraram na dança e saíram prejudicados, vendo seus investimentos descendo pelo ralo sem poderem fazer nada.

A Microsoft, é claro, nega tudo, e afirma que esses números não passam de boato, alegando que somente uma “parte ínfima” dos usuários da Live foram cortados - ops, ela só não disse quantos deles, se limitando a afirmar um vago “dezenas de milhares”, o que deixa uma margem para ser facilmente refutada.

É claro que esse tipo de coisa tem precedentes por parte do povo da Janela, e os efeitos começaram a serem sentidos. Primeiramente que o banimento é eterno - ou até o ano 9999, se preferir - o que significa que é menos um cliente na Live para sempre. Pior do que isso é que depois desse fato, várias reservas de Modern Warfare 2 foram trocadas, com compradores passando a reservar uma cópia para o PS3, cuja a rede PSN ainda não teve coisas semelhantes ocorrendo, além de ser inteiramente gratuita.

Alguns estão analisando a coisa de uma forma ainda mais profunda: o PS3 ainda não foi pirateado, ao passo que o Xbox 360 não resistiu alguns momentos aos avanços dos pirateiros. Então existe um ponto aí: a Microsoft faz um console pirateável (como é o caso do seus sistema operacional) para usar isso como uma forma de conseguir vender mais que o concorrente da Sony, lucra com isso, pois vários compram o console por esse motivo, infla sua rede online, e depois passa a foice em todos, exigindo licenças Gold (que custam 50 doletas anuais)… ganhando mais dinheiro.

Se a coisa foi pensada assim, esse banimento mastodôntico talvez tenha sido um corte na mão que a alimenta, ao mesmo tempo que pode afastar potenciais compradores do seu console. Seria muito mais prudente fazer pequenos banimentos em maior número, ao invés de preparar um Juízo Final friamente.

Mas no fim das contas, é só combate a pirataria (isso se não houver detalhes secretos escondidos nas entrelinhas, e que não foram divulgadas)… mesmo que mostre que a Microsoft como uma empresa míope (ou que têm planos de dominação realmente bons)!

 

[Via Meio Bit Games]

8 Comentaram...

Danilo disse...

Conheço pelo menos 8 ex-donos do X-Box 360 que migraram pro PS3 depois do corte. Apesar dos jogos caros, todos são em alta definição e ele tbm é um leitor de bluray, além da rede online ser de graça :). Microsoft combatendo a pirataria sempre da forma errada.

Diana disse...

É por isso que eu não tenho um xbox. Apesar da tentadora idéia dos jogos mais baratos, algo (hum, o histórico da empresa?) me avisava que a microsoft não pode ser confiável :)

joão mourão disse...

Meu querido FiliPêra agente secreto, só esqueceu de dizer que além de eles terem banido os usuários, eles também impediram o uso de uma das funções do HD do 360. Esses mesmos consoles banidos não podem mais instalar jogos no HD. Aí sim a coisa fica feia e vai para um lado mais jurídico da coisa, afinal, se você comprou seu 360 já com essa função e eles tiram, eles estão mexendo em algo que já é seu. E lembrando que mesmo se tratando de pirataria, isso não dá o direito a Microsoft de fazer algo assim, já que quem decide o que acontece com um pirateiro, é o poder judiciário. Banir da Live? Estão no direito eles. Tirar uma das funções do seu HD? Não estão no direito deles.

FiliPêra disse...

Interessante esse detalhe, que praticamente todos os blogs que reportaram o assunto ocultaram ou não souberam. Aí a coisa fica feia de verdade, o que é mais ou menos política da Microsoft mesmo!
Mas muitos já começaram a fazer boicote ao 360 e creio que daqui para frente a coisa deve se acentuar!

Muito obrigado pela contribuição!

Anônimo disse...

esse tipo de coisa me deixa muito fudido
por isso que digo , tem que piratear mesmo,
esse caras são piores do que os piratas

Anônimo disse...

tem que piratear mesmo, e se possivel evitar de usar seus recursos
ele são piores do que piratas

Unknown disse...

Eu fui banido com o console desligado...Agora vou migrar para o PS3.Já cansei do Xbox,o meu primeiro deu 3rls,o segundo banido quando tava desligado!Fazia 1 mes que eu não jogava!Eu entrava só pra conversar com a galera já que como estou vestibulando to meio sem tempo para jogar...

Anônimo disse...

eu estava pensando em comprar um xbox mas depois disso já mudei de idéia....perdeu mané!!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo