terça-feira, 20 de outubro de 2009

Avatar Voz do Além

O Krakatoa mostra que ainda está vivo…

 

article-1203028-05E123FE000005DC-907_964x411

Foi dia 27 de Agosto de 1883 que entrou para a história como o dia em que a ilha de Krakatoa, localizada entre Sumatra e Java, na Indonésia (se já jogou War, tem idéia de onde seja), desapareceu devido a uma série de erupções do vulcão Krakatoa, assentado no monte Perboewatan. Todo o mundo achava que o vulcão estava extinto… mas creio que 22 horas de explosões, 36 mil mortos, tímpanos rompidos num raio de 15 quilômetros (acredita-se que o som da última explosão tenha sido o mais alto da face da Terra e reverberou pelo planeta por nove dias), e pedras lançadas a 27 quilômetros de altura mostraram que achar não é um bom negócio, principalmente quando é sua vida que está na reta.

Fenômenos dessa magnitude trazem consequências em processos milenares, como a biodiversidade e os ciclos de temperatura do planeta. Na Inglaterra choveu cinzas. Os detritos lançados pelo vulcão na atmosfera trouxeram mudanças de temperatura na Terra, e as explosões desencadearam uma série de tsunamis que chegaram a absurdos 40 metros de altura. Foram necessários cerca de oito anos para as coisas voltarem a patamares aceitáveis. Fora que a temperatura do planeta recuou 1,5º C.

Pois bem… esse capítulo da história pode ser ressuscitado. E de uma forma ainda pior, já que estudos apontam  que os três montes que formavam o Krakatoa se fundiram num só, formando o que pode ser o pior cuspidor de lava da história da humanidade. E ele é daqueles que estão sempre em atividade, levando os cientistas a ficarem num estado de alerta constante, com medo de explosões violentas resultantes de acúmulo de magma nos mais de 50 quilômetros de túneis do vulcão.

O medo é tanto que desde julho, mês em que foram tiradas as fotos exibidas aqui (Marco Fulle, um especialista italiano em vulcões foi quem as tirou), têm equipes trabalhando constantemente em medições do vulcão, para tentar prever com alguns dias de antecedência, o dia em que ele começa a cuspir lava de forma definitiva. Se ele entrar em erupção, uma coisa é quase unânime entre os especialistas em vulcões: o efeito seria muito mais devastador que a explosão ocorrida há quase 150 anos atrás, graças a um número maior de habitantes que vivem ao redor da área do vulcão, fora que hoje a biodiversidade passa por um momento de fragilidade histórica. 

 

article-1203028-05E0FE2D000005DC-341_964x508

article-1203028-05E11C9B000005DC-986_964x513

article-1203028-05E11CA9000005DC-540_964x536

A atividade mais recente começou em 2007, mas 2008 veio e nada da grande erupção prevista por uma miríade de cientistas. Na verdade no ano passado, o Anak Karakatoa, ou Filho de Krakatoa, ficou calado, quieto. E no segundo semestre desse ano as atividades recomeçaram, levando muita gente a se borrar de medo e se lembrarem de 2012. Alguns cientistas estão céticos quanto a outra super erupção, alegando que não há magma suficiente no vulcão para algo similar ao que ocorreu em 1883.

Enquanto isso, o vulcão serve de munição para adoradores do Apocalipse. Minha dica é: não ligue para isso, não podemos fazer nada mesmo…

 

[Via Daily Mail]

8 Comentaram...

MoizaCARTUNS disse...

Três vulcões num só?!?!?!

Obrigado, Deus, por eu ser brasileiro o/

Abraços.

murilo disse...

Uma catástrofe sem precedentes... ou uma divulgação para o filme 2012 de Roland Emmerich.

Purple-Headed Tang Chasa disse...

Grande dica Voz do Além.

Anônimo disse...

"Obrigado, Deus, por eu ser brasileiro o/"

Moro num país tropical abençoado por Deus [...]

Anônimo disse...

Sinistro,aê...

Yamato disse...

Se engana quem pensa que, por morarmos distante do "filho" do Krakatoa, chamado Anak Krakatau, estaremos livres dos efeitos de sua auto imolação. Se em 1883 a nuvem de fuligem resultante da erupção e explosão do vulcão/ilha, atingiu o mundo todo, algumas áreas com maior outras com menor intensidade, hoje a história é outra. Como dito pelo Voz Do Além passamos por momentos de fragilidades biodiversas.
Mas, e sempre existe um "mas", para que nos preocuparmos de véspera? Se essa josta explodir não haverá tempo nem de fazer "ui", muito menos orar a algum suposto salvador para que nos ajude.
Uma coisa garanto, se isso ocorrer e formos para o saco, quero estar bêbado, não, trêbado, nessa hora, após uma senhora orgia onde entrará de tudo o que se mover, até galinha d'angola.
Krig Há Bandolo!!!

Anônimo disse...

Rolou um Adobe PS fortíssimo nessas fotos... se o cara tá lá pra registrar a bagaça porque não filmou isso?

Anônimo disse...

VAI QUE E SUA BRASILLLLL!!!!,VAMOS FICA VIVOS AKKKKKKKK AAAAAAAAAAAA!!!!!!!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo