terça-feira, 18 de agosto de 2009

Avatar FiliPêra

Globo e Record mostram como nosso jornalismo tem rabo preso

 

23524602

Site da Record é hackeado…

Todo o mundo sabe qual é o objetivo da Globo e de toda a família Marinho: dominar as mentes de todos os que têm coragem de assistir a programação da rede deles. É básico e simples de entender e não dá pra dissociar a história da comunicação do Brasil sem colocar a Globo em ao menos 70% do tempo. Eles são a quinta maior rede de TV do planeta e, praticamente desde a sua criação, mandam na comunicação desse país.

Após Sílvio Santos resolver que já tinha contribuído com a TV brasileira e tornar o SBT um samba do crioulo doido, a Record viu uma oportunidade (não venha me dizer que foi por mérito deles, pois não foi. Se o SBT passasse Chaves, Chapolin desenhos e Programa do Ratinho nos horários certos, não tinha pra Record) de chegar ao topo.

Com dinheiro supostamente desviado de dízimos e de lavagem de dinheiro, a Igreja Universal anabolizou a Record até torna-la, não mais uma candidata a vice, mas franca candidata a liderança absoluta nas mentes dos brasileiros.

É aí que a história das duas redes de TV começam a se encontrar. As DUAS foram criadas com dinheiro ilegal. A Globo com dinheiro da Time Life (naquela época, as redes de TV não podiam ter mais de 20% de capital estrangeiro), e da ditadura, que lhe ajudou no processo de aquisição da extinta TV Tupi, e a Record… Bem a Record com dinheiro de dízimos que uma pá de gente sem esclarecimento deposita nas cestas que a quadrilha de Edir Macedo passa sedentamente em tudo quanto é culto por aí.

Então, do ponto de vista legal, as duas fizeram merda…. MAS, temos uma diferença. A Record, através do PL, seu partido político, apoiou Lula, e a Globo fez como sempre fez: atacou o metalúrgico (a história diz que foi graças a Globo que Collor, o presidente do impeachment, ganhou de Lula), afinal, tinha apoiado a oposição em tempos passados.

Quem já fez uma pesquisa sobre Edir Macedo, mesmo que ínfima, já deve ter visto outros processos dele, como a acusação de uma ex-homem de confiança da igreja, de que o dinheiro que pagou a segunda parcela da compra da Rede Record, veio de traficantes colombianos.

Até aí nada de novidade. São somente duas gangues tentando se manter no topo, como dois lobos brigando pela liderança da alcatéia. O problema é que eles colocaram seus principais jornais como armas pra encher as cabeças dos espectadores… cada um pro seu lado. Mesmo não gostando de nenhum dos dois lados (tipo como no Senado, onde fica difícil distinguir quem é pior: Sarney, ou os que o querem longe. Sarney talvez ganhe por tempo de serviço), é só ver os vídeos abaixo pra ver quem vai mais longe.

Enquanto a Globo ainda disfarça as suas safadezas usando técnicas jornalísticas, como referenciar fontes e aproveitar as acusações do Ministério Público contra Edir Macedo e a sua miríade de empresas fantasmas, a Record prefere ir até a lama. Colocaram os competentes - e emigrados da Globo - Celso Freitas e Ana Paula Padrão para atacar seus ex-patrões, e fizeram uma “reportagem” de mais de 20 minutos contando como a Globo é corrupta, como está perdendo audiência para eles e toda essa babaquice. E vão ainda mais longe: falam como a grana da Universal ajuda as pessoas…

Quem perde? Quem se dá ao trabalho de assistir tamanho lixo televisivo (reitero: ainda acho o Jornal da Record pior… nem a mínima base jornalística foi usada por eles, preferindo gastar tempo falando de como a Record é quase a líder de audiência). Fora que já sabemos como o líder da Igreja Universal treina seus bispos, pastores ou seja lá como chamam eles.

 

Uma das reportagens da Globo:

E a resposta da Record:

 

Resumindo: desligue a televisão e procure algo melhor pra fazer, pois nossos jornais não servem nem como remédio anti-insônia…

23 Comentaram...

teste disse...

Discordo, acho que este é o momento para o telespectador ficar ligado e atento. Quem não gosta de assistir uma boa briga. Neste caso, uma briga de cachorro grande!

Não tenho religião, acho sua influência extremamente perniciosa, mas torço por Edir Macedo, por ele um dia ter imaginado que poderia derrotar a Globo e estar quase conseguindo...

[]'s
Compulsivo

Francisco Fagundes disse...

Desde o estouro dos Reality Shows, a minha restante vontade de ver Tv simplesmente minguou. Vejo que tudo gira em torno de uma grande mentira, de uma guerra por audiência que parece justificável por ela mesma. A qualidade da TV caiu bastante, me restando apenas ver o humor sofrível dos programas da MTV. Ainda bem que a Internet tá aí, apesar de seus erros infames, de jornalistas despreparados, a liberdade de comunicação é o que conta. Edir Macedo é o cara mais escroto que pisou no solo brasileiro. Respeito todas as religiões mas não respeito os que se aproveitam da ignorância do próximo para enriquecer. É óbvio que o dinheiro é ilegal. É óbvio o desvio de verbas. É óbvia a ignorância da grande massa. Num país em que celebridades da "bunda" são mais importantes, o povo merece estar onde está. Comecem a desligar a TV. Vão ler um livro!

Gustavo - Faok disse...

Por isso que não vejo TV...

e viva os blogs... várias fontes de informação em que eu posso ler e decidir criticamente qual deles é melhor.

Anônimo disse...

Putz... não tinha visto os vídeos...

sinceramente. A Globo não é santa... não vou defender...
mas tentar defender o estilo "rouba, mas faz" é duro.

[ironia] Claaaaaaaaaro... são ações completamente diferentes a da Globo e a da Record. Não tem problema nenhum em 10.000 reais o pastor usar 5 para obras sociais e 9.995 em custos administrativos. Ele fez um bem social!! [/ironia]

Situação clara e transparente como leite...
¬_¬'

Jayson'Line disse...

Tento não defender ninguém. Seria muito divertido se as duas se matassem e acabassem, mas sabemos que será justamente o contrário (a audiência das duas vai lá em cima!).

Não sei se foi estas reportagens que eu assisti ao vivo (sim, eu assisti uma das brigas... [vergonha]), mas da pra perceber que a Record é muito mais descarada! Nem tenta disfarçar!

Louvada seja a Internet. Por isso que eu defendo que a educação (e acesso a Internet) no Brasil será a solução para 95% dos problemas.

PS.: Este é o melhor blog Nerd da atualidade!!

Anônimo disse...

A revolução não será televisionada!

Já assistiu o documentário "Além do Cidadão Kane", que a BBC produziu sobre a Globo e o Roberto Marinho? (Nunca foi exibido em TV, pois a Globo comprou os direitos e expurgou o filme... mas na net, sabe como é né?)

Abração
Gabi Dread

SemNome.net disse...

A Record está querendo chegar ao topo imitando a concorrência: Passa os filmes [mais que repetidos] que passavam na Sessão da Tarde, fez "A Fazenda" devido à fama dos Realities das outras emissoras, criou o "Geraldo Brasil" para concorrer com o Programa do Ratinho (que fica em 2º lugar na audiência), está passando um programa de esportes no horário do "Esporte Espetacular", "Show do Tom" na mesma coisa sem-graça que "Zorra Total" e mais um monte de imitações baratas...

Eu não estou defendendo a Globo, nem dizendo que o dinheiro usado para criá-la foi legal, mas o esquema da Record de pegar o dinheiro dos "fiéis iludidos" e aplicar numa rede de televisão eu considero totalmente errado...

Ainda tiveram a coragem de fazer uma reportagem de mais de 30 minutos atacando a Globo e colocar na reportagem "[...]gastaram 10 minutos atacando o Bispo Edir Macedo e a Rede Record[...].

Por isso que eu só assisto os programas de humor da MTV e os seriados do SBT, porque assistir Malhação e Pica-pau é ****...

Quero que as duas se acabem e que a maior audiência seja do canal ShopTime (tá bom, eu peguei pesado agora...)

[]'s
SemNome

Raphael P. disse...

Não sei o quanto se pode definir os fiéis como 'gente sem esclarecimento'. A verdade é que a Record tem uma programação muito mais 'família' do que a Globo, compra os seriados americanos e os transmite em horários muito melhores (o que a Globo fez com o 'Lost', por exemplo, é uma baita escrotice com os que não tem tv paga) e realmente entra na briga para ser o melhor canal de TV: Sem novelas que vendem uma idéia errônea do que é a India ou afins, sem programas que banalizam a juventude e sem um jornalismo fraco como o da Globo se tornou. Sobre 'BBB' e 'No Limite' eu nem comento.

Luis Felipe disse...

Juro que gosto do jornalismo do SBT. O tom é mais ameno, não há aquela sobriedade ultrapassada da Rede Globo. Vejo reportagens sobre temas relevantes e interessantes que não costumam encontrar espaço na agenda das outras emissoras. Bons repórteres, que redigem offs e passagens criativos, e que não tentam disseminar subliminarmente as mensagens do patrão. Também me agrada o fato de o Jornal do SBT passar durante o horário da Novela das 8 - assim, já escapo desta :). A programação do SBT como um todo pode ser um "samba do criolo doido", mas o jornalismo merece uma chance do telespectador.

Velho da Montanha disse...

acho que um terrorista de codinome V bem que deveria existir na realidade e destruir com bombas as duas emissoras, alem das igrejas e partidos politicos.

tb devia matar blogueiros nerds.

Anônimo disse...

Defendo o que o Jayson disse sobre o Blog.
Para dizer a verdade, eu ainda não sabia bem o que diabo estava acotnecendo, mas a noticia de vocês é bem clara. Coisas que a maioria das pessoas já sabe, mas faltam detalhes. Detalhes que vocês colocam mesmo dizendo que são assuntos do passado.

O Blog está de parabéns. Mesmo que eu não comente sempre, com certeza o leio sempre.

Moziel T.Monk disse...

Engraçado que, quando a Globo iniciou sua primeira cruzada contra a Record e a Universal, lá pelo meio dos anos 90, a época um amigo meu que trabalhava no ramo das comunicações "cantou a pedra" de que a Globo temia um futuro concorrente de peso. Muita gente achou graça e não levou a sério essa teoria, pois o canal recém-comprado pelo Bispo Macedo era de baixa audiência e ninguém parecia apostar no contrário. Mesmo emulando na cara dura o concorrente, a Record está ameaçando seriamente a hegemonia da Globo, e com a "desleal" vantagem de ter disponível a grana da sacolinha pra bancar qualquer aventura. E nesse episódio a jornalismo da Record está seguindo a cartilha do Willian Randolph Hearst, que não perdia tempo se defendendo das acusações dos inimigos e inventava coisa muito pior deles.

Gabriel Subtil disse...

ótimo ponto de vista para completar só falta essa pérola http://www.youtube.com/watch?v=K9ZaBoDvivo anexa que ficará melhor ainda.

Discordando do Compulsivo, Senhor Grande, Existe o Youtube! não precisamos da televisão.

Etevaldo disse...

A verdade é que ambas sairão perdendo com essa briguinha de maricas. E sabem porque? Porque hoje em dia a internet está avançando com muita velocidade pelos lares brasileiros. Cada vez mais gente deixa a televisão desligada para se plugar na grande rede. E isso é irreverssível, pois na internet vamos atrás do que queremos, na hora que queremos e do jeito que queremos.

Sobre a Record, só me resta lamentar ver Ana Paula Padrão, a quem eu tinha muito respeito e ainda dáva credibilidade, se deixar levar por ordens da direção. Boris Casoy não aguentou, e saiu fora, vamos ver até onde Ana Paula se sugeitará a ser capacho de homens que pensam ser santos, mas que na verdade sabemos bem o que são.

E sobre a Globo, bem, a muito tempo ela não tem mais respeitado o telespectador inteligente, critico, e de bom gosto. E pior, ela com ajuda de maracutaias nos bastidores consegue tirar de outras emissoras algum programa que possa ser usado contra ela. Exemplo? O Oscar é um.

Enquanto o Oscar era transmitido pelo SBT com uma pompa formidável, apesar dos erros durante a transmissão, a Globo prefere, e isso pelo segundo ano consecutivo, mostrar primeiro o Big Brother Brasil, e depois o Oscar. O que vale mais em questão de cultura?

Este ano a Globo tirou da Record a Liga dos Campeões da Europa, e porque? Porque dáva ibope estrondoso na Record. E sabem o que vai acontecer? A Globo deverá mostrar apenas a final, e já meteu o dedinho para que mudassem o patrocinador. Mais uma vez desrespeitando o telespectador.

Fora as novelas de pessima qualidade, o jornalismo tedencioso e por aí vai.

Enfim, mais vale ficar navegando no cyber space, do que ficar assistindo tv aberta no Brasil.

Marcelo Delfino disse...

Discordo do Etevaldo. Neste ano a Globo NÃO mostrou o Oscar. Primeiro mostrou o Big Brother Brasil, e depois mostrou o desfile das escolas de samba cariocas. Do Oscar, não exibiram nem flashes nem o posterior VT.

Estevão Luís disse...

Esse blog tah fazendo uma postagem muito boa, na verdade uma série, sobre a guerra entre as redes, vale à pena dar uma olhada:http://tsavkko.blogspot.com/search/label/Globo%20versus%20Record

May cry disse...

A TV aberta é o circo da Plebe, não romana, mas brasileira. Quem assiste essas emissoras, está no nível delas. A TV aberta precisa morrer...de preferência, de inanição.

The_Necron_Bits disse...

"Considero a televisão muito educativa. Cada vez que alguém na sala liga o aparelho vou para o quarto ler um livro."

Groucho Marx

Velho da Montanha disse...

a intenet é uma supertelevisão, feita na medida para superalienados.

Anônimo disse...

Já faazum bom tempo que maioria dos canais de TV aberta vêm nos bombardeando com merda e outras porcarias que podem ter saído de lugares bem piores do que qualquer ânus, novelas que só emburrecem e masturbam mentes em busca de prazer sentimental, por isso eu digo e sempre direi: o que salva é a TV CULTURA.

M7 disse...

Tanto Internet como TV são ferramentas. Em ambas, se pode atuar de forma a construir, destruir ou alienar. A diferença é que na tv, quem decide isso é uma emissora que tem compromissos com várias instituições, governo, grupos econômicos, políticos, anunciantes, nações. Só não tem compromisso com a educação, com a cultura. A internet pelo menos não está sob o controle de ninguém, ainda é um espaço livre de ação. Nela você pode atuar, aprender, ler, e decidir de acordo com sua percepção. Ou não. Pode concordar e discordar. Também pode se alienar. Não é o meio que aliena ninguém. As pessoas escolhem seus destinos.

Velho da Montanha disse...

"A internet pelo menos não está sob o controle de ninguém, ainda é um espaço livre de ação. Nela você pode atuar, aprender, ler, e decidir de acordo com sua percepção. Ou não. Pode concordar e discordar. Também pode se alienar. Não é o meio que aliena ninguém. As pessoas escolhem seus destinos."

desculpa ai mas vc é um ingênuo.

M7 disse...

Longe disso amigo, muito longe de ser ingênuo. Conheço o mundo aonde vivo. Mas não sou paranóico. Ainda existe liberdade aqui. Ainda existe liberdade, de uma forma geral. Estamos aqui, discordando, e nenhum de nós tem medo de estar aqui. Se tivesse conhecido um outro tempo, saberia do que estou falando. Não é o melhor dos mundos, nem o melhor dos países. Mas são tempos melhores. E o futuro, será o que todos, mesmo os alienados, escolhermos.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo