domingo, 12 de abril de 2009

NIPOST 01 - Junko Mizuno

   Figura2 MoshiMoshi_Mizuno_Botan

Há muito tempo atrás (praticamente em outra vida), eu disse que faria uma série de posts sobre a série de tv Japanorama criada pela BBC, nela o carismático apresentador Jonathan Ross nos dá uma excelente visão de como são as coisas atualmente no Japão, falando sobre seus costumes, folclore, e principalmente, sua cultura pop; indo desde os famosos mangás até os violentos rituais da Yakuza. Agora, depois de muita preguiça preparação, eu finalmente começarei a publicar os famigerados posts. Minha intenção é seguir a mesma linha das Enquetes da Semana com um post semanal (dããã) postado sempre na terça (menos esse é claro). JURO que vou tentar manter a periodicidade, mas sabe como são as coisas né?

Junko_Mizuno_20070706_Japan_Expo_1

Nesse primeiro NIpost (nipônico+post, sacou?) vou falar de uma das minhas desenhistas favoritas lá da terra do sol nascente. Junko Mizuno é uma japonesa de 35 anos que começou sua careira como mangaka, mas no meio de tantos traços genéricos, sua arte rapidamente se destacou ganhando fama mundial. Seguindo o estilo Gothic kawaii (que mistura coisas doces e fofinhas com elementos de terror e conteúdo sexual) ela conseguiu criar identidade própria e um sub-estilo marcante cheio de cores berrantes (o que é raro nos mangás), traços pretos simples e bem delineados, muita psicodelia, sensualidade, elementos góticos e uma forte puxada de pop arte. Imaginem o estilo de desenho usado nos toy arts só que em 2D.

0e4ec832f8

e67029fc62

hweenop-4

Como hoje em dia, tudo e todas as mídias estão se misturando com uma velocidade incrível, qualquer coisa por mais obscura que seja encontrará seu lugar ao sol e sua legião de fãs. E com Junko não seria diferente, como a demanda faz a oferta, centenas de materiais são feitos a partir de suas criações: mangás, camisas, os já citados Toy artaction figures, poster, cosplays, calendários, cartões postais, capas de cd  e por aí vai. Eu particularmente acho isso ótimo, quanto mais melhor.

junko-mizuno-tshirt keikothedirector1bestof2007 urban-vinyl-junko-mizuno 3318-DEFAULT-l screenshot7-2jmt2 junko-mizuno 

Dentre seus trabalhos como mangaka, o mais famoso é a trilogia Fractured Fairytales, composto pelas historias:  Cinderalla, Hansel and Gretal e Princess Mermaid, elas são versões bizarras e violentas dos contos de fadas Cinderela, João e Maria e a Pequena Sereia (juro que foi sem querer gente, parece que contos de fadas estão me perseguindo ultimamente). No mangá Cinderalla , ao invés de sapatinhos de cristal e príncipe encantado, nós temos zumbis e cantoras pop. Já em Hansel and Gretal,  ela trocou a bruxa má e a casa de chocolate por uma menina samurai que junto com seu irmão encapuzado tentam salvar o mundo de uma maldição que fez sumir toda a comida do planeta. E finalmente, em Princess Mermaid, a pequena sereia não quer se tornar humana, ela que comer os humanos (comer no sentido de se alimentar mesmo!), o único problema é que um clã de assassinos a persegue incansavelmente. De todas as historias essa é a mais violenta.

KRAZY_Mizuno1_500

KRAZY_Mizuno2_500

Quem quiser (e tiver grana pra isso) pode comprar seus livros nesse site, ou então, se você for um podre bastardo como eu, pode baixar eles nos links ali em baixo , infelizmente só encontrei em inglês e não é nenhuma das histórias que citei lá em cima, mas definitivamente valem a pena.

- LINKS [1] [2]
- SITE OFICIAL
- FÃ SITE

É Nozes!

5 Comentaram...

judeuzinho disse...

muito foda, aguardo as outras partes da materia

carolina disse...

eu a acho foda, mesmo não gostando nada de cinderalla. se realmente continuar com os posts semanais que tal escrever sobre o quase-japones e não menos genial trevor brown? ele tem um dos blogs mais fodas sobre esse estilo de arte estilo mondo bizarro ou lowbrow como andam chamando por ai (: se u não me engano a pouco tempo ele chegou a postar alguma imagem da junko mizuno mas não acho que ele chegou a falar dela não.

Jeremy disse...

Massa, li Cinderalla e achei bem interessante. E o mais bizarro é que ela foi convidadda pelo Quesada pra desenhar e escrever uma história do Homi-aranha. =P

curtidas instagram disse...

Muito bom o post amei vou sempre visitar seu website !!

automatic likes instagram disse...

Muito bom o post

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo