sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Avatar Voz do Além

Vírus infecta quase 9 milhões de PC’s? Isso cheira mal…

 

virus_PC

Duas coisas são certas de existiram em computadores: putaria e vírus/worms/adwares e todas as suas variantes. Mas, enquanto é possível viver com a maioria dos vírus em paz – afinal, eles só querem lhe usar para mandar spams e ataques de negação de serviço – tem alguns que incomodam. E muito (quando a putaria nem vou comentar…). E um novo vírus, identificado como Conficker, consegue ser mais eficiente que o mosquito Aedes aegypti (ou o vírus que ele vetoriza) em época de “cheia” no Rio de Janeiro, se levarmos em conta seu poder de contágio. Em pouquíssimo tempo o maldito já infectou 9 milhões de máquinas (eu não estou incluso), e ainda não deu estimativa de diminuição!

Tudo começou com um alerta da F-Secure (a provável firma que espalhou o vírus de acordo com o meu sexto sentido paranóico), que afirmou que o Conficker havia infectado 2,5 milhões de computadores, e ainda ressalvou que essas previsões são conservadoras. Um dia depois um novo “informe”: não eram apenas 2,5; mas 3,5 milhões de PC’s infectados, o que deve fazer dele mais contagioso que a Gripe Espanhola ou o Ebola. E vendo que o alerta ainda não estava de bom tamanho, a F-Secure resolveu ampliar a sua previsão e aumentou os computadores infectados em quase três vezes, chegando a 9 milhões, com o Brasil em segundo lugar, depois da China.

O modo de ação do vírus é simples: ele chega a seu computador através de emails (sabe aqueles com pps’s que seu amigo recebeu de uma corrente de uma corrente, ou as fotos que a Rafaela, uma possível gostosa esqueceu de te mandar. É mais ou menos por aí…), pendrives que não usam camisinha e compartilhamento de arquivos por uma rede. Depois disso ele baixa atualizações de vários domínios que surgem gerados por um algoritmo usado pelo vírus. Depois de devidamente instalado, ele impede sua entrada em pastas do sistema,  bloqueia o acesso a certos sites de segurança e o impede de fazer certas pesquisas que facilitariam a exclusão da praga.

Se você constatar esses sintomas no seu computador, tem duas opções: a primeira é dar uma olhada no blog da Microsoft e se desesperar, e a segunda é baixar a ferramenta da F-Secure para eliminar o maldito e dar o controle do seu PC para eles! A segunda e meia opção é baixar uma ferramenta similar da Microsoft, o Malicious Software Removal Tool (MSRT), através do Windows Update.

Ah! e mesmo com esse poder de infecção monstro, o Conficker foi classificado como de baixo risco! Nada que deva elevar as vendas de anti-vírus e impedir que ele seja esquecido na semana que vem… FIM!

 

[Via Geek]

3 Comentaram...

Jonas Alves disse...

malditos capiltalistas porcos!

Anônimo disse...

isso esta parecendo que a industria de ati-virus esta falindo com esta crise e coloca um alerta desse tipo para vender o seus programas de virus e muito estranho este tipo de alerta reflita um pouquinho sobre este alertas estranhos primeiro falam em 2.5 milhões , 3.5 milhões e agora 9 milhões como eles ficam sabendo que quantia esta correta se cada pc e privado...

Anônimo disse...

Existe alguém que não é capitalista? ...Me diga o nome de 1/2 pessoa! (não vale recem nascidos!)

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo