terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Avatar FiliPêra

Os 18 Filmes Imperdíveis de 2009 (Parte I)

 

materiaswatchmen_31 

Entra ano sai ano e centenas de filmes são despejados na nossa frente, seja através das salas de cinema, filmes direto pra DVD, ou simplesmente uma sessão do Inter Cine para as noites de insônia ou Tela Quente, para a preguiça de segunda feira. Mas, com todo mundo tendo cada vez menos tempo, principalmente para a diversão, é essencial se informar antes de apostar duas horas da sua vida em um filme. Pensando nisso, Eu e o Sherman nos debruçamos sobre a lista de filmes confirmados para serem lançados esse ano no Brasil, e cada um separou nove que lhe agradasse, seguindo critérios estritamente pessoais. Ao final, tiramos os filmes repetidos e escrevemos um pequeno texto para cada um. A minha lista está aí abaixo, enquanto a dele sai amanhã.

É claro que não tem filmes independentes aí embaixo (ou os “filmes de Torrent”, como Eu chamo). Os únicos que chegam perto disso são as obras de Darren Aronofsky e David Fincher, diretores já consagrados, mas que ficam à margem da indústria hollywoodiana, preferindo fazer filmes autorais. Os filmes contemplados abaixo tem campanhas de marketing gigantes, ao ponto de nos fazer conhecer detalhes do filme antes mesmo da primeira câmera ser colocada em um set de filmagens. Mas, é claro, não é só pelo fato de serem filmes caros, e possíveis vitoriosos em bilheterias que faz deles ruins. Assista cada um deles e comprove (espero não queimar a língua).

 

watchmen_27

Watchmen

O evento cinematográfico do ano que vem. A obra prima que promete se colocar ao lado de O Cavaleiro das Trevas como o filme que mudou o modo de se adaptar quadrinhos para o cinema (não coincidentemente o mesmo ocorreu quando essas obras chegaram aos gibis). Recheado com super-heróis falhos, humanos, e que, nem em um milhão de anos lembrava os seres infalíveis e incorruptíveis de outrora, a obra máxima de Moore é muito mais que uma minissérie de quadrinhos. É uma aula de narrativa, de arte (propositadamente fria), e, além de tudo é o desfile mais bem sucedido da inteligência e criatividade sem limites do barbudo inglês.

Se nos quadrinhos a obra é praticamente canonizada, no cinema ela enfrentou um longo e tortuoso caminho para chegar até o estágio em que está (cultuada também). Passou pelas mãos de Terry Gilliam (que queria fazer um filme de seis horas!), de Darren Aronofsky e de Paul Grengrass. Nesse meio tempo o projeto monumental caiu no colo de Snyder, que estava tocando 300 de forma brilhante… e o resto é história! Depois, a cada imagem, a cada trailer, a cada declaração de atores, diretor e equipe de produção, o filme se agigantava e chegou no estágio que está hoje, habitando na cabeça de todos os nerds (e não-nerds) do planeta Terra.

Aí veio a Fox e se achou no direito de estragar tudo. As últimas novidades sobre o filme e o processo judicial que está correndo são as seguintes: 1) mais cinco fotos da produção foram divulgadas na revista Total Film (o que mostra que a Warner está pouco se danando para o processo da raposa); 2) Contos do Cargueiro Negro, a HQ dentro da HQ, que no DVD de Watchmen chegará em forma de animação, acaba de receber a censura R (menores de 17 anos só podem assistir com acompanhamento de adulto), por conta da violência e de imagens horrendas. Promete. 3) Agora notícia chata: dia 20 de janeiro deve sair o veredito para decidir se o filme pode estrear na data estabelecida, dia 06 de março. A Warner pediu um adiantamento da decisão, já que precisa cuidar do marketing do filme. Cruzem os dedos!

Estréia prevista para (se algum deus que exista quiser) 06/03

 

inglouriousbasterds_04

Inglourious Basterds

Quentin Tarantino. A simples menção desse nome já é capaz de causar burburinhos, não só entre os cinéfilos metidos a intelectuais que não querem perder a aura pop, mas em praticamente qualquer um que viu o cinema independente chutar a porta da frente de Hollywood com filmes como Cães de Aluguel, Sexo, Mentiras e Videotape e Pulp Fiction. Após o sucesso de Kill Bill e da recepção morna de Grindhouse (por aqui nem foi lançado ainda), Tarantino retorna, e com seu prometido épico de II Guerra. A história é épica: na França ocupada pelos nazistas, Shosanna Dreyfus (Mélanie Laurent) testemunha a execução de sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Shosanna consegue escapar e foge para Paris, onde cria uma nova identidade como dona de cinema. Enquanto isso, também na Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus para atacar alvos localizados. Conhecido por seus inimigos como Os Bastardos, o esquadrão de Raine se junta à atriz alemã e agente infiltrada Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger) em uma missão para derrubar os líderes do Terceiro Reich. Os destinos convergem para o cinema onde Shosanna está planejando a sua própria vingança.

É o filme mais esperado pelos cults desde… bom desde Kill Bill!

Estréia prevista para 21/08 (nos EUA)

 

 wrestler_22

The Wrestler

Darren Aronofsky é um diretor que ainda não errou. Começou com Pi, genial, depois lançou a catarse de terror que foi Réquiem para um Sonho. Logo depois veio Fonte da Vida, menos unânime, mas quase tão bom quanto esses dois. Mickey Rourke, por outro lado, é um cara que errou bastante. Após chegar ao estrelato, com 9½  Semanas de Amor, Coração Satânico e outros, ele chutou o balde e acabou caindo. Virou pugilista e ficou com a cara inchada. Em uma dessas coincidências da vida, ele acabou escalado para viver Marv, brutamontes que habita os corredores escuros de Sin City. Daí para frente voltou a Hollywood com a cabeça erguida (não que ele esteja ligando pra isso).

Agora, os dois se juntam e fazem um dos melhores filmes do ano que, inclusive, foi vencedor do Festival de Veneza. A jornada de Randy "The Ram" Robinson, campeão de luta-livre interpretado por Rourke, que tem um infarto durante uma luta e é impedido de continuar. Ele tenta arrumar um emprego e se integrar a sociedade, mas surge uma proposta para ele lutar contra o seu maior rival, o Aiatolá (se ele perder no final, os dirigentes do Irã, vão decretar fatwas para conseguir a cabeça de Aronofsky). Parece ser uma boa mistura do drama de Touro Indomável com as lutas de Rocky!

A previsão da Paris Filmes é lançar The Wrestler entre o fim de fevereiro e início de março.

 9_burton

9

Não é só de Pixar que as animações vivem. Esse ano teremos, além de Coraline, 9, que somente pelo trailer, mostra que o ano pode não ser de Up, como a Pixar pode estar pensando nesse exato instante. A produção tem o dedo de Tim Burton e Timur Bekmambetov (Guardiões da Noite), o que significa que veremos ação desenfreada e bem feita além de personagens e cenários góticos. O longa nasceu de um curta – indicado ao Oscar em 2006 – criado por Shane Acker. A história gira em torno de um boneco (pense num Sack Boy menos feliz), que vive em um mundo paralelo e pós-apocalíptico, e precisa salvar seu povo de um monstro aterrorizante. Ah! ele tem um número 9 desenhado nas costas. Burton viu o desenho, se amarrou e chamou Acker para dirigir um longa baseado em seu curta. Minha aposta em animação para o ano que vem é essa!

Estréia prevista para 9/9/09 (nos EUA)

 

O Curioso Caso de Benjamin Button

David Fincher dispensa apresentações. No mundo da música ele seria como os caras do System of a Down; completamente anti-comercial, mas adorado; com nenhuma pressa para lançar um novo – brilhante e inteligente – trabalho. Já mostrou que não é qualquer um em filmes como Se7en, Clube da Luta e Zodíaco. Seu novo filme parece continuar a sua brilhante trajetória. Inteligente, intrigante e diferente. Brad Pitt é Benjamin, um cara que nasceu com uma estranha característica: ele nasceu velho e baixinho, e aos poucos vai rejuvenescendo e crescendo. O que poderia virar um drama de fazer vergonha nas mãos de um Ron Howard da vida (com Russel Crowe no papel principal ainda por cima) vira uma das mais importantes obras do ano, uma das candidatas a papa-Oscar da temporada. Assista. Ponto final!

Estréia prevista para 16/01

 

 

che_poster

Che: O Argentino / Che: A Guerrilha

Queria muito ver esse filme numa bolachada só, mas infelizmente não será possível. Pela sua extensa duração (4 horas e meia, o que faria dele o maior filme que Eu já vi, superando Era Uma Vez na América e Apocalypse Now Redux, ambos com quase quatro horas) o filme foi dividido em duas partes, batizadas com os nomes que você pode ver nesse título. Como de cara dá pra perceber, Che trata de uma das figuras mais conhecidas (e desconhecidas) das Américas. Seu rosto estampa camisas, bandeiras, e desenhos. Do mesmo modo que é praticamente canonizado pelos esquerdistas, Che é ojerizado e chamado de assassino romantizado por outros, que odeiam sua figura. Steven Soderbergh, um dos diretores da safra Tarantino do início dos anos 90, juntou-se a Benicio Del Toro para recriar a parte aguerrida da vida do revolucionário. A primeira parte conta a sua atuação na bem sucedida Revolução Cubana, enquanto a segunda conta das suas andanças pela América. O trailer e as imagens mostram que Steven foi meticuloso com as recriações. O discurso de Che na ONU é nada menos que emocionante… Aguarde ao menos um Oscar para Del Toro!

A primeira parte, O Argentino, deve estrar por aqui em fevereiro. A Guerrilha ainda não tem data

Trailer

 

startrek_poster

Star Trek

Nunca fui trekker. Meu conhecimento sobre Star Trek se resumem a um capítulo ou outro da série e uns dois filmes, que nem lembro quais são. No máximo conheço Spock e Kirk. Mais do que isso seria exigir demais de mim. Mesmo não tendo aqueeeeeela vontade de ver o filme, tratei de assistir ao trailer. Afinal o nome J.J. Abrams, responsável por Lost, Cloverfield e Fringe, tinha que valer alguma coisa. Tudo que sabia antes de colocar pra carregar o maldito era que a tramóia contava sobre como Spock e Kirk se conheceram. Fora isso, sabia também que Zachary Quinto seria Spock e que Leonard Nimoy, o Spock original, aparece no filme. SÓ! Então me surpreendi ao gostar (mais do esperava, ainda por cima) do trailer. Fora isso não sei mais nada e vou liso para a sala de cinema.

Faça como Eu e também dê uma chance ao filme caso você não morra de amores pela série. Acredite, se até os fãnáticos pela série estão gostando, o longa deve ter lá suas qualidades.

Estréia prevista para 08/05

Trailer

 

Fanboys

O filme mais nerd dos últimos tempos finalmente será lançado pela Weinstein  Co. após anos e anos de incertezas e pendengas. A trama, que rola no ano de 1998, é emocionante: quatro fãs de Star Wars viajam para roubar uma cópia de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma no Rancho Skywalker, para que seu amigo que tem câncer possa assistir antes de morrer. Fora isso (e um visual completamente O Virgem dos 40 Anos, inclusive pelo pôster acima), tem a presença de Kristen Bell, que, segundo o BruNêra, é a vesguinha mais linda do mundo (concordo o/), com o biquíni que tornou a princesa Leia um símbolo sexual nerd e referências a Star Wars e Star Trek. Obrigatório para 2009!

Estréia prevista para 6/02 nos EUA

 

 

w_poster

W.

George foi uma das figuras que mais povoaram programas de humor nos últimos tempos. Não é para menos, ele é a patetice em pessoa, e coincidentemente ocupou por oito anos o cargo de presidente dos EUA. Agora Oliver Stone (diretor que não simpatizo nenhum pouco. Só gostei de Assassinos Por Natureza dele, e o cara é tema de discussões entre Eu e o Sherman, que não gosta de Coppola), um dos cineastas mais politizados de Hollywood (obras como Nixon e JFK, além de Platoon, não me deixam mentir)  filmou a vida, focando principalmente os oito anos em que ele sentou a bunda na Casa Branca. Espere um Bush abobado nas mãos de Josh Brolin.

Estréia prevista para… não verdade não está prevista. Se depender das distribuidoras brasileiras, a gente vai assistir a biografia do Obama antes!

Trailer

 

Fora esses, ainda tem Sherlock Holmes (que só estréia em 2010, motivo pelo qual ele não entrou na lista), dirigido por Guy Ritchie com Robert Downey Jr. e Jude Law; The Box, novo filme de Richard Kelly, diretor de Donnie Darko e Pagando Bem que Mal Tem?, novo filme de Kevin Smith que estréia semana que vem!

20 Comentaram...

boquinha disse...

Olha, eu tenho que confessar que nunca tinha ouvido falar de Watchmen até vocês comentarem no nsn. Não tenho acesso a uma boa banca de revistas/quadrinhos aqui na minha cidade¬¬

Mas, por toda a propaganda e elogios que vcs tem feito a adaptação dos quadrinhos eu não tenho outra opção se não adicionar esse filme na minha lista de aguardados nesse ano.

Outra coisa, show de bola o resumo dos filmes a serem lançados. Continuem o bom trabalho, vcs estão de parabéns.

Anônimo disse...

E Harry Potter e o Enigma do Príncipe, cadê?

Anônimo disse...

E "Anjos e Demônios"?

Anônimo disse...

Cade o filme do Wolverine dessa lista?

Anônimo disse...

Olha como os colegas já falaram eu acho que esse ano promete muito mais do que apenas 18 filmes, e é claro que Harry Potter e o Enigma do Príncipe estará no topo da minha lista.

Anônimo disse...

cadê Harry Potter [2] e X-men Origins: Wolverine??? Oo'

fora isso.. bom trabalho, gostei dos resumos.. vou ver todos esses :D

Anônimo disse...

TRANSFORMERS

O primeiro foi um dos melhores filmes de 2007 e o cara não coloca o 2° (que, teoricamente, estará ainda melhor) entre os que não se pode perder este ano???

Qualé??? Tá doido??

Anônimo disse...

na verdade não me interessei muito por esses filmes pois os que eu realmente axo imperdivéis são Harry potter e o enigma do principe e CRÉPUSCULO!

Minêu disse...

Amigo, Sexo Mentiras e Videotape é um filme de Sodenberg, não de Tarantino. E comparar a patética adaptação de Watchmen com Cavaleiro das Trevas é algo, no mínimo ignorante. Primeiro, Zack Snider (nem sei como escreve) nunca vai ser um Christopher Nolan. Segundo, o filme Cavaleiro das Trevas não é adaptação da revista Cavaleiro das Trevas. Podia elencar outras coisas aqui, mas acho que não ia surtir muito efeito. Abrs.

Anônimo disse...

Onde está Harry Potter e o Enigma do Príncipe [5] ???

FiliPêra disse...

Para quem quer saber de Wolverine e Harry Potter (que tem fãs pra cacete, pelo que Eu vi) leia a nossa parte 2: http://www.nerdssomosnozes.com/2009/01/os-18-filmes-imperdveis-de-2009-parte.html

"Transformers" ficou de fora porque teve outros 18 melhores. "Anjos e Demômios", por culpa de "O Código Da Vinci".

@Minêu: Não disse que "Sexo, Mentiras e Videotape" é de Tarantino. Disse que foi um dos filmes independentes mais importantes. Leia com calma! E chamar a adaptação de Watchmen de patética sem a ter visto é que é patético. E também sei que O Cavaleiro das Trevas filme não é uma adapatação de da revista homônima. Só quis traçar um paralelo Batman-Watchmen nos cinemas e gibis!

Unknown disse...

Sinceramente essa listagem seria muito melhor se tivesse "Harry Potter e o Enigma do Principe" ou " New Moon(Lua Nova) que é cont. de Twlight(Crepúsculo)".

EstherCarol disse...

oq? cadê without? everybody's fine??

Anônimo disse...

ansioso pra ver o "9" e o "fanboys"
\o/

Anônimo disse...

Sinceramente... não sei por que perdi tempo com essa 'matéria', se assim pode ser chamada.
Também não sei por que perco tempo escrevendo a mensagem, mas sempre há almas a se salvar.
Por favor, se não entendem de filmes, não façam comentários ridículos.
Diretores e atores aqui considerados ruins mostram a ignorância dos 'comentaristas, que é o único título que podem receber.
Sem mencionar os ridículos erros de português.
Pessoas assim são as responsáveis pela falta de cultura no país.

FiliPêra disse...

Como Eu gosto de anônimos. Falam pelos cotovelos e nem ao menos assinam as besteiras que vomitam!

FiliPêra disse...

Nada contra os outros, mas esse último realmente é um desocupado!

boquinha disse...

Tiveram coragem de fazer uma continuação para crepúsculo? Não sei quem tem mais coragem, quem decidiu fazer uma continuação ou quem diz que esse é uns dos filmes mais esperados de 2009. Tenha santa paciência.

Imagino se tivesse uma matéria sobre os 10 melhores filmes dos últimos anos. O que ia dar de gente aqui dizem que os sete primeiros deveriam ser do Harry Potter...Tenha santa paciência[2]

boquinha disse...

Sem contar que os filmes de Harry Potter são excelentes, seguem os livros fielmente.

André disse...

18 filmes e nenhum que preste, absolutamente nenhum. Mas é isso mesmo, não posso esperar muito dos filmes de hoje. Está faltando criatividade em Hollywood.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo