quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Avatar FiliPêra

Watchmen em perigo!

 

watchmen-silk-spectre

 

Por FiliPêra

 

Quem quer que tenha visto o trailer de Watchmen ficou maluco, e sabendo que a espera pelo filme vai ser longa, mesmo que não esteja tão longe assim. Mas as coisas estão começando a se complicar para a produção. O motivo é uma ação que a Fox, desde fevereiro, move contra Warner, alegando que possui os direitos de distribuição do filme . Tal fato por si só impede Watchmen de estrear nos cinemas, já que a Warner pode produzir o filme, mas não pode lança-lo em um cinema sequer.

Em primeira instância, o juiz Gary Allen Feess, de Los Angeles, julgou a ação da MALDITA Fox procedente, ou seja, a ação tem lá seu fundamento e  consistência. E agora as duas partes se preparam para a batalha. Começando pela Fox, que colocou as asinhas de fora (ou seria o rabo peludo?) e ameaça entrar com uma ação impedindo o lançamento do filme, marcado para 6 de março. A Warner alega que a Fox deu uma de João-sem-braço, sentou quieta, esperando a produção tomar corpo e só depois acionou a justiça.

O produtor de Watchmen, Lawrence Gordon, ele sim detentor dos direitos de distribuição, alegou ainda que a Fox sabia que ele estava levando o filme para outros estúdios e não reclamou para si os direitos. A Fox rebate dizendo que os direitos que ele possui, têm inseridos nele, uma cláusula que dá ao estúdio alguns direitos sobre a produção, mais ou menos como sócios.

Os dois estúdios diferem até sobre as datas que querem ver o caso ir a julgamento. A Warner queria em abril e a Fox em junho. O juiz Gary, que deve ser fã de Watchmen e quer ver a produção em março, marcou para o dia 6 de janeiro; o que daria tempo para a Warner, caso ela ganhe a ação, de lançar o filme a tempo. Mas, caso a ação se prolongue por tempo demais, se prepare para assistir ao filme no verão (americano) de 2009, ou pior; em 2010. Mas até lá, muita água pode rolar por baixo dessa ponte ainda...

E os fãs também entram na briga, e ameaçam boicotar a Fox em todas as suas produções e baixar tudo via Torrent. A Fox, sabendo da força desses seres nerds, se pronunciou na revista Entertainment Weekly:

 

 "É óbvio que estamos preocupados com os fãs. Entretanto, qualquer desapontamento dos fãs mais devotos não deve ser direcionado para a Fox. O que nós estamos buscando é fazer valer nossos direitos de distribuição de Watchmen. Direitos de copyright não devem ser varridos para baixo do tapete e ignorados".

 

*******

 

Não querendo saber dessa papo, a revista SET, a melhor revista de cinema aqui do Brasil, lança neste mês de setembro uma reportagem especial sobre a produção cinematográfica da obra-prima de Alan Moore. E para dar um clima ainda mais especial, serão lançadas quatro capas diferentes, uma mais legal que a outra. Vejam abaixo:

 

capaset2

capaset3

capaset4

capaset1

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo