segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Avatar FiliPêra

Procurado

 

banner HQs

Wanted #1

 

Por FiliPêra

 

A forte carga de realidade injetada na indústria de quadrinhos dos EUA, por obras como Watchmen e O Cavaleiro das Trevas, atinge níveis de absurdo visual e pesado humor negro nas mãos do britânico Mark Millar. Discípulo de Grant Morrison - assim como Warren Ellis, autor de Planetary - Millar foi um dos últimos integrantes da Invasão Britânica, ocorrida nos anos 80. Ao lado de gente como Alan Moore e Neil Gaiman, além do próprio Morrison, ele foi um dos responsáveis por dar uma sacudida sem precedentes nos modelos de roteiros e criação de personagem das duas maiores editoras de quadrinhos americana. Tanto, que hoje é o principal roteirista da Marvel, ao lado de Brian Michael Bendis. Considere O Procurado um debut para sua obra máxima, que ganharia corpo alguns anos depois: Os Supremos.

Aqui conhecemos a jornada deWesley Gibson, um perdedor, dos piores. É humilhado no serviço, sua namorada o trai com o melhor amigo dele, e, definitivamente, ele não é feliz. Tudo muda quando recebe a visita de Fox, que diz que ele é filho de The Killer, o maior assassino do mundo, morto recentemente em uma emboscada. Para quem o conseguir suceder em sua jornada de crimes, está reservada uma fortuna considerável. Não tedo absolutamente nada a perder, Wesley aceita.

Parece um fiapo de história (e no fim das contas realmente é), mas Millar reservou muito mais para Procurado. Somos apresentados a um governo onde super-vilões governam o mundo nas sombras (a cena onde é mostrada a batalha deles contra os super-hérois, e sua consequente vitória é forte, cheia de emoção e carregada de referências), e Wesley se vê como um matador a serviço deles. O universo inteiramente novo traçado por Millar é rico e poderia abrigar várias séries de quadrinhos nele. É também uma crítica - sem o elegantismo de Planetary, que é superior quase tudo já feito - ao universo dos heróis de collant, com vilões bizarros e escaramuças inúteis. Millar eleva tudo ao quadrado, adiciona doses cavalares de sangue, humor negro (melhor que Garth Ennis, que é repetitivo) e ação, e traça uma história divertida e intrigante.

 

wanted3

 

A arte é outro ponto forte. Aqui ela é feita por JG Jones, que na época era egresso da série da Viúva-Negra. Todas as cenas são cinematogáficas, bem ao estilo de Millar, com cenas de ação gigantes e forte carga de adrenalina. Um detalhe interessante é que o modelo para Wesley Gibson foi o rapper Eminem e o modelo para Fox foi Hale Berry.

O veredito? Leia Procurado, nem que seja para ver a cara, ao final, a cara que Wesley faz ao te "ferrar por trás", ao mostrar o quão patética pode ser sua vida!

 

Roteiro: Mark Millar

Arte: JG Jones (desenhos) e Paul Mont (cores)

 

Nota: 8,0

1 comentário

Anônimo disse...

cara eu vi o filme e achei mto bom...
mas sempre a revista eh melhor...

to loko pra ver...

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo