quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Avatar FiliPêra

The Mindscape of Alan Moore

 

banner filmes

mindscape_grandvistaposter

 

Por FiliPêra

 

 

Em tempos de vastas notícias acerca da adaptação de Watchmen, uma pergunta para os menos desinformados surge. Quem é o recluso, barbudo, estranho e quase incomunicável Alan Moore, roteirista da obra? É mais ou menos a proposta desse documentário; mostrar quem é homem por trás do mito. Suas motivações, um pouco de sua história, e principalmente sua visão de mundo são amplamente descritos na tela. Encare o longa como uma grande entrevista filmada, pois todo e qualquer segundo do filme não sobrevive sem a voz pesada de Moore. Se fosse com quase qualquer outra pessoa do mundo, seria descartável - principalmente pelo fato de não haver qualquer ineditismo em suas declarações. Todos os assuntos que Alan Moore comenta, ele já o fez em entrevistas passadas. Mas estamos falando de Alan Moore, e nunca é demais ouvi-lo, e aqui no caso, vê-lo.

Os que têm um mínimo de conhecimento em quadrinhos sabem da importância de Alan Moore para a indústria de quadrinhos e para a nona arte em si. Ele é, ao lado de Will Eisner, o principal responsável por (e)levar os quadrinhos ao status de arte, com obras grandiosas, e narrativa apurada. Como ele mesmo fala, um roteirista que pensa unicamente em quadrinhos como cinema, vai fazer um filme congelado... e com balões. Mas Moore pensa diferente. Ele força as "novelas gráficas" até ao seu limite narrativo. Para os que assistiram e acharam tudo balela (e obviamente não conhecem o autor), basta ler uma de suas HQ's essenciais. Pode ser Watchmen, V de Vingança, A Liga Extraordinária, Monstro do Pântano ou Do Inferno. Quem quer que as tenha lido, julga impossível fazer uma transposição à contento para qualquer outra mídia que seja. Ela nasceu quadrinhos e é assim que ela deve ser. Em tempos mais atuais ele fez isso de novo com Promethea, principalmente no quesito narrativa visual. O último número da série, por exemplo, é um grande pôster que pode ser lido das mais diferentes formas e interpretado de várias maneiras.

A forma que Moore encara o mundo é a grande estrela desse documentário/entrevista. Seus pontos de vista sobre sexo - que levou a criação de Lost Girls, que infelizmente ainda não li - que é colocado como a perfeita antítese da guerra (um dá a vida e o outro a tira), magia, tempo, e consciência humana são dignos de nota, e mesmo que você não creia em absolutamente nada que ele falou, merece ao menos ouvi-lo.

3

Como complemento às palavras do barbudo inglês, surgem imagens de excelente qualidade. São ilustrações feitas para as revistas do autor, imagens psicodélicas, que sobrepõe Moore falando sobre mestres xamãs do passado, ou sobre o retrocesso da ciência atual. Sem dúvida é um trabalho belíssimo. Destaque também para a trilha sonora, criada por Drew Richards, que mistura diversos elementos musicais, como o rock e o techno para criar algo único.

The Mindscape of Alan Moore não fez carreira comercial (bom, ao menos aqui no Brasil, pode ser encontrado em DVD's piratas nos Mercados Livres da vida). O filme fez carreira em festivais mais alternativos e mostras de vídeo, e foi crescendo e ganhando sucesso, graças ao buzz e ao próprio nome de Moore. O projeto surgiu da vontade de sua dupla de diretores, Dez Vylenz e Moritz Winkler, de fazer algo relacionado às artes xamânicas - tanto que o filme é o primeiro volume de uma trilogia xâmanica. A idéia é que o segundo filme seja uma dramatização dos mestres xamãs americanos e africanos, e o terceiro sobre as artes marciais.

_________________________________________________________

Eu lembro da primeira menção que vi a esse filme. Foi no site Alan Moore, Senhor do Caos (sem link porque está fora do ar), mais ou menos em 2004. Desde lá, vi somente menções a esse documentário. Pessoas que disseram já o ter visto e outros o vendendo. Já estava até achando que era lenda urbana, quando o pessoal do Vertigem, um dos nossos parceiros, colocou o documentário, devidamente legendado para download (link AQUI). 

Como complemento ao documentário, coloquei, também para download, um arquivo .doc que o Kojak, um dos colaboradores do Vertigem e amigo meu, me passou: Como Escrever Histórias em Quadrinhos, escrito pelo próprio Alan Moore. Não é nem preciso dizer que é altamente recomendável (clique AQUI para baixar).

___________________________________________________________

 

The Mindscape of Alan Moore (Reino Unido, 2003)

Diretor: Dez Vylenz, Moritz Winkler

Duração: 80 min

Nota: 8,5

1 comentário

tomas disse...

o link do "Como Escrever Histórias em Quadrinhos, escrito pelo próprio Alan Moore" tá off.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo