terça-feira, 26 de agosto de 2008

Avatar FiliPêra

A Ascensão dos Nerds (Leia-se: Post Auto-Promocional)

 

 supernerd

 

Por FiliPêra

 

Uma coisa é certa: quando alguém funda um blog ou página qualquer na internet, ele logo vai estar fissurado por estatísticas. Conosco (mais especificamente comigo) isso aconteceu tardiamente. Somente em meados de janeiro, após quase cinco meses de blog, é que instalei o script do Analytics para saber a quantas andavam as nossas visitações e ter uma idéia mais clara de QUEM visitava nosso blog. Logo depois foi a vez de instalar a Ferramenta do Google para Webmasters, que também ajuda com estatísticas importantes. Apesar de não sermos fissurados em número de visitantes, pageviews e leitores de feeds; consideramos esses números importantes. Não que a importância de um blog seja medida pelo seu público (o conteúdo é o MAIS importante), mas o público responde por uma importante parcela da importância de um blog (o importante é ser importante).

Hoje já temos números consideráveis, visto que entramos "de verdade" na blogsfera, com divulgação, parcerias, feeds e cadastros; no mês de fevereiro; e deixamos para o buzz a maior parte da divulgação do nosso blog.

__________________________________________________________

Desde o dia 13 de janeiro, já tivemos mais 70.000 visitas (vamos ver se ajuda a pegar mulher. Não é Voz do Além?). Para nós é muito gratificante, principalmente se levarmos em consideração que nesse mesmo dia 13 tínhamos uma média de DEZ visitas diárias (incluindo as nossas, que posteriormente passaram a ficar de fora das estatísticas). Mas as coisas não ficaram nesse patamar por muito tempo. Veja alguns NSN facts desse primeiro ano (é claro que nosso blog não chega aos pés de gente como Chuck Norris, Jack Bauer e Sílvio Santos) :

- No dia 17 de fevereiro passamos, pela primeira vez, das 100 visitas em um único dia. Em contrapartida, nosso pico de visitas foi com a inauguração do Yahoo! Posts; e no mesmo dia fomos linkados pelo Querido Leitor. O resultado é que passamos das 3.500 visitas em um único dia.

- Intermediariamente houve um outro fato importante, que nos deu mais de 3.000 pageviews, metade em apenas um dia. O HumberTêra havia ganhado um ingresso para ir a um show da Pitty, aqui em Vila Velha. Como não poderia deixar de ser, fez um post dizendo como havia sido o show. Fruto de um papo com o locutor da rádio Cidade - que também estava cobrindo o show - ele dá uma notícia não-confirmada que a cantora estaria grávida de gêmeos. Foi o bastante para o boato se espalhar no Orkut e toda a população emo fã da cantora baixar no nosso blog. O hype diminiu três dias depois, mas não deixou de ser interessante.

- Outra de nossas matérias que recebeu vários links externos foi a que falou do elenco de Chaves na atualidade. Recebi uma dica do leitor Rodrigo Oliveira por e-mail, falando da participação de Edgar Vivar, o Seu Barriga, no filme O Orfanato. Após conseguir uma foto que comprovasse, tive a idéia de fazer uma pesquisa para saber por onde andava o restante do elenco do seriado. O resultado foi links em diversas comunidades de Chaves no Orkut, e mais de 1.600 visualizações.

*******

Um empreendimento de grande sucesso que fizemos nesse primeiro ano, foi os PDF's da Teoria da Conspiração. Eu imaginava que haveria retorno, mas não tão grande. Foram quase 4.000 pageviews e mais de 1800 downloads, incluindo tudo relacionado à coluna aqui no blog.

Entre outras matérias muito bem colocadas no quesito pageviews, se destacam: Os 11 Filmes mais Insanos da História do Cinema, que só perdeu o posto de matéria mais popular recentemente, com a nossa inclusão no Yahoo! Posts; a resenha do encadernado Os Invisíveis - Revolução I, que também foi linkada em diversas comunidades relacionadas ao assunto no Orkut; e também a matéria sobre o centenário da Converse; além da matéria sobre o centenário da imigração japonesa, que se transformou num mapa da perversão japonesa, nas mãos do Voz do Além.

Paraquedistas

Muitos para-quedistas caíram aqui no nosso blog também. E pelo que pude perceber de acordo com os relatórios, muitos são gamers. As matérias sobre The Sims 2 fora mega-populares, graças aos que utilizam o Google para acharem alguma coisa (quem não usa?). Outra matéria que faz bastante sucesso entre os para-quedistas é " O Melhor das Olimpíadas - Parte 1", os motivos são óbvios. Outro que atraiu muitos para-quedistas foi o post sobre Gantz, que o BruNêra escreveu.

 Falando em para-quedistas, se tem uma coisa que, com certeza, faz muito blogueiro rir são os termos digitados pelos pára-quedistas, quando se defrontam com o Google. Têm alguns que são muito criativos e outros que conversam com o buscador. Duvida? Continue lendo para descobrir os melhores que passaram por aqui...

Só para constar nos anais da história, o termo mais pesquisado que resultou em uma visita ao nosso blog foi, surpreendemente: nerds somos nozes, com mais de 500 buscas. Isso quase levou a uma mudança na nossa URL, que nos pareceu de difícil digitação (até o BruNêra erra...), mas decidimos deixar do jeito que estava. Se formos contar as variantes do nosso nome entre as buscas (como nerd somos nozes) as pesquisas subiriam para mais 900, isso desde o dia 13 de janeiro, quando começamos a ter estatísticas aqui no nosso blog. Abaixo as mais bizarras e engraçadas palavras-chaves, digitadas pelos para-quedistas mais doidos que se têm notícia.

 

cena da perna cortada cannibal holocaust, 'frente de liberação dos gnomos de jardim, celular pipoca verdade?, por onde andam os integrantes do chaves?, banda nsn, comprar caixão onde vampiro "the sims 2", spore only 30 frames, salo pink flamingo cannibal, francesca piccini nua, época da colheita das nozes, isinbayeva pelada, o que é telnet towel.blinkenlights.nl, estupro japonês, magás com mulher pelada, japones safado, quero baixar surplus, mas sem vírus, ok?, 141, alguen conhece este site rapidlibrary?, all star fáliu, anarquia emo, animais gigantes e deformados, as escolhas fazem de nós o que somos frase do filme?, banda ramirez wikipédia, batman filme ledger maggie gyllenhaal feia, batman o cavaleiro das trevas katie holmes porque não atuou no filme?, batman o cavaleiro das trevas eu só preciso da legenda via torrent, bebe deformado eua julianna, blogspot japão colegiais sex filmes, celular estoura pipoca? verdade ou mentira?, censura porno japonês, cenas sexo filmes comuns, cenas fortes de pessoas eletrocutada, cenas de sexo de shigeo tokuda, choque dos meteoros 12 de agosto de 2008, fable fecha...

 

Eu poderia ficar aqui quase que pelo resto da minha vida, afinal foram mais de 10.000 pesquisas que apresentaram o NSN entre os resultados. E é uma palavra-chave mais bizarra que a outra. Agora você já sabe porque os blogueiros amam os para-quedistas.

*******

Comentários são outra das coisas importantes de um blog. Mostram a quantas anda seu público e revelam se seu post suscita discussões e acrescentou alguma coisa aos leitores. No início não tinhámos muitos comentários (na verdade, tivemos nos nossos primeiros quatro meses, menos comentários do que na última semana), e os que existiam, geralmente eram nossos. Com o nosso crescimento os comentários estão aumentando mês a mês. O mês passado, julho, era o nosso recordista de comentários, com 121. Nesse mês, já passamos dos 200, e no mês que vem esperamos ainda mais.

Mas não é só quantidade de comentários que interessa. A qualidade é muito mais importante. Prefiro, um comentário falando: "Olha, parabéns pelo blog, está muito bom (a bajulação não precisa ser o padrão, é apenas um exemplo que usei, rs)", do que 100 falando: "Visite meu blog, tem um post maravilhoso sobre culinária franco-argelina por lá". Eu ia explicar, mas vocês entenderam, somente linkem algum endereço na internet, quando ele está relacionado ao conteúdo da postagem, ou ao menos do nosso blog.

Mas não tenho do que reclamar dos nossos leitores. Basta dizer que nunca precisei deletar algum comentário (excessão quando, por engano, alguém posta o mesmo comentário mais de uma vez). Considero todos eles (com excessão dos seus, HumberTêra. Ouviu?) importantes para nós, e muito recompensadores.

 

leitores

 

E para terminar vamos falar sobre uma parcela importante dos nossos leitores: os leitores de feeds.

Desde o início é da nossa política, dar total autonomia aos feeds. Não os usamos para veicular propagandas (em breve faremos elaboraremos uma política comercial para nosso blog), e nem liberamos apenas os títulos das postagens. Fazemos assim, porque gostamos de receber feeds assim. De qualquer maneira incetivamos a todos a nos acompanharem da forma como achar melhor. É claro que gostaríamos de que todos os nossos leitores nos vissem in loco, com nosso layout, mas sabemos que nos dias de hoje, isso é muito difícil. Eu mesmo, acompanho mais de 100 blogs diariamente. Se fosse para ler pelo método tradicional, isso seria absolutamente impossível.

O fato é que hoje temos 150 leitores de feeds. Isso sendo que, há menos de três meses atrás, tínhamos 40. É um crescimento expressivo. Esses leitores já nos deram mais de 3.000 visitas, e leram mais de 20.000 vezes nossos artigos. Entre os artigos mais populares entre os feed reader constam:

Imagem Nerd da Semana, O Mapa das Medalhas, Blogs com audiência cada vez maior, Hackers (analfabetos) odeiam o COB, O Urso esmaga a formiga; em todas as frentes, O Grande Astro, o Superman e Hacker comendo hacker. Cabe aqui também uma menção honrosa ao post Os 11 Filmes mais Insanos da História do Cinema, que por vários meses permaneceu absoluto entre a preferência dos leitores, mas foi batido com o súbito boom dos nossos leitores de feeds.

_________________________________________________________

Bom, isso tudo acima foi para dizer, mais um vez, o quão importantes vocês são para todos os autores do NSN. E também para falar um pouco mais sobre o andamento do nosso blog. Até o nosso segundo aniversário!

 

Obs: Ponto! Acabaram as postagens de aniversário!!!

Obs 2: Aguarde! Temos dois projetos secretos em gestação por aqui!

 

É NOZES!!!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo