segunda-feira, 30 de junho de 2008

Avatar FiliPêra

Ligeiramente Grávidos

poster ligeiramente

 

Por FiliPêra

 

Vez ou outra surge um novo grupo/ator de comédia que alcança o estrelato em Hollywood. Se em tempos passados tivemos a ascendência de gente como os Irmãos Farrelly (na mesma época que Jim Carrey), donos do contraditório estilo besteirol com qualidade, e algumas pitadas de humor negro; a trupe comandada por Ben Stiller, que tinha como membros os irmãos Wilson, Luke e Owen, Vince Vaughn e o próprio Stiller; e ainda Will Ferrel que esteve em todos os filmes de comédia importantes nos últimos anos. Como pode ser observado esse ciclo funciona quase em sistema de rodízio, embora o fato de outro grupo alçar o estrelato não tira o anterior da cena, mas o eclipsa. E agora chegou a vez dos nerds ocuparem o topo da cena do cinema de humor hollywoodiano.  Quem são eles? O diretor Judd Apatow, os atores Sethjudd Rogen e Jonah Hill e cia. E o melhor nisso tudo é que eles fazem comédia adulta (são filmes são para maiores de 16 anos), inteligente (embora muitos não se dêem conta disso) e honesta, não fazendo concessões às regras da indústria - apesar de se apegarem as fórmulas estruturais tão conhecidas de todos. E com o estrelato deles vem a confiança no trabalho dos caras. Um exemplo sou Eu mesmo. Dificilmente Eu daria preferência para assistir a um filme chamado "Ligeiramente Grávidos" e ainda por cima esperando grandes coisas. Mas o fato é: o filme é muito bom! Ponto!

O marco fundamental para o grupo de Apatow foi o sucesso de O Virgem de 40 Anos, que tinha o astro Steve Carrel como desengonçado protagonista. Após O Virgem veio Superbad - É hoje. Quem assistiu aos três (contando com esse Ligeiramente Grávidos) filmes aqui listados pode perceber que uma das marcas do grupo é revisitar gêneros desgastados do cinema e da comédia e dar a eles um ar mais verdadeiro, mais próximo do dia a dia de cada um. São personagens que despejam palavrões a todo segundo e não tem jeito com as mulheres. Não temos as caretices de Jim Carrey, a escatologia dos Farrelly, ou a afetação de Ferrel; temos personagens iguais (ou muito parecidos) com gente real. Não pense que não gosto de Ferrel, Carrey ou os Farrelly, muito pelo contrário; admiro todos eles e gosto de muito de seus filmes. Mas é inegável que o distanciamento da realidade acaba por diminuir a identificação do público com os personagens que desfilam na tela.

Os temas visitados pelo grupo, como já foi citado, são dos mais gastos. Com o Virgem de 40 Anos, foram as comédias sexuais adultas, com a adição de um personagem improvável. Apesar de seu brilhante elenco de apoio, que contava com o próprio Rogen, o filme era de Carrel, com seu eterno jeito deslocado. Em Superbad foi a vez das comédias sexuais adolescentes, que já tinha um filão só com American Pie. O resultado foi igualmente brilhante e como não poderia deixar de ser, ficou acima de seus antecessores. E a temática desse Ligeiramente Grávidos não poderia ser mais inusitada. Trata-se de uma mistura bem dosada de gravidez indesejada com filmes de "bela e fera" (Seth Rogen, como disse o Nêra, lembra muito o Shrek).

ligeiramente2

Ben Stone (Seth Rogen) é um cara que vive à margem da sociedade. Não tem emprego (vive de uma indenização que está próxima do fim), e seu projeto de vida é montar um enciclopédico que indica os filmes em que as atrizes aparece peladas (no estilo Mr. Skin e Best Celeb Vídeos, como ele descobriria depois). Ele tem um grupo de amigos que vive com ele e o ajuda a catalogar os filmes para o site; e que vivem fumando maconha e derivados. Em suma, são nerds da "geração do meio da história, sem grandes empresas para criar, ou fortunas para acumular" (para referenciar Tyler Durden). Em uma noite de curtição Ben conhece Alison (Katherine Heigl), que acabara de ser promovida a apresentadora de um programa de entrevista de celebridades. Os dois acabam ligeiramente3 transando. Mas por uma falha de comunicação Ben não usa camisinha...e oito semanas depois Alison liga para ele dizendo que está grávida. Tem início então a aproximação entre duas pessoas completamente diferentes. É a Bela e a Fera sem as mensagens mala da Disney. Enquanto Ben é o que chamariam de vagabundo, além de ser desajeitado, Alison é linda e vive no competitivo mundo da TV, apesar de ser insegura. Mas aos poucos os dois começam a encontrar pontos em comum entre eles e a desenvolver um sentimento mútuo.

Apesar das constantes risadas que você vai soltar com esse filme, ficou clara a vontade de Judd Apatow de emocionar. Você vai flagrar-se torcendo pela união definitiva de Ben e Alison para cuidarem do bebê. Esse fato, aliado a idade adulta da maioria do elenco, causa uma associação mais forte com O Virgem de 40 Anos e não com Superbad. E os Nerds terão uma torrente de referências para se esbaldar. Desde citações a filmes e séries de TV, à pôsteres (como o de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças) e camisas (como a de Laranja Mecânica e a de Nevermind). Além da presença do próprio Steve Carrel, interpretando ele mesmo e sendo "babaca pela primeira vez". Como dica: assista as cenas deletadas, principalmente a interpretação de Jonah Hill de O Segredo de Brockeback Mountain.

ASSISTA! Não só a Ligeiramente Grávidos, como a tudo que esta trupe já fez e fará daqui para frente! É entretenimento Nerd do melhor calibre!

 

Knocked Up (EUA, 2007)

Diretor: Judd Apatow

Duração: 129 min

 

Nota: 8,5

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo