sábado, 14 de junho de 2008

Avatar FiliPêra

LEGO: um símbolo da cultura pop

 

lego.art

 

 

Por FiliPêra

 

Eu lembro que, à época da minha infância, existia uma guerra entre bonequinhos infantis. Além das action-figures mais caras, com representantes do naipe de Max Steel, existiam os mais populares, com temáticas variadas, mas com modelos idênticos: Playmobil e LEGO. Enquanto os primeiros eram bonequinhos bonitinhos, que continham várias coleções, que tinham folhetos com cenários perfeitos (as quais as crianças compradores ficavam logo decepcionadas por nunca conseguiram reproduzir), os segundos, os bonecos LEGO, eram (e ainda são) feiosos e quadrados. Qualquer criança, possuidora de um mínimo senso comercial, que olhasse, logo chegaria a conclusão de que somente um deles sobreviveria. E pela beleza (dos anúncios) Eu sempre achei que os Playmobil ganhariam...

Ledo engano!!! Hoje os Playmobil praticamente não existem (seus produtos não estão disponíveis nem no Submarino). Mas não foram apenas os Playmobils que sumiram, os LEGO também dominaram o cenário de uma forma impressionante, passando de simples bonecos para ícones da cultura pop. Hoje os quadradinhos não servem somente para divertir crianças catarrentas, mas já surgem como símbolos de toda uma cultura, ganhando games, e sendo temas de obras de artes.

Os famosos bonecos, criados pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen (e cujo nome deriva da expressão Leg Godt: jogar bem) já possuem cinquenta anos de história e números dos mais impressionantes. Acompanhe alguns deles abaixo:

1) Existem 62 pecinhas de LEGO para cada um dos 6 bilhões de habitantes  no mundo.
2) Crianças em todo o mundo gastam 5 bilhões de horas por ano brincado com LEGO e mais de 400 milhões de pessoas já brincaram com as peças.
3) As peças de LEGO são encontradas em 53 diferentes cores e mais de 400 bilhões de peças já foram produzidas desde 1949.
4) Por ano, são produzidos 19 bilhões de elementos de LEGO, sendo 2,16 milhões moldados por hora ou 36.000 por minuto.

 

Além de possuírem imensa fama o mundo LEGO é tema de inúmeros virais. O mais recente envolve uma "bola" com 5 milhões de peças de LEGO, e serviu para recriar a mais famosa cena dos filmes de Indiana Jones.

 

 

 

Além disso os LEGO já foram tema tema de dois jogos da Lucas Arts: Lego Indiana Jones e Lego Star Wars. Os dois possuem jogabilidade divertidíssima e um visual dos mais cartunescos, além de terem vendido pacas!

 

Trailer do Jogo "Lego Indiana Jones"

 

 

Mas o que mais me chamou a atenção (e que foi o estopim para fazer esse post) foi essa maravilhosa exposição fotográfica, que vi no excelente Blog Idea Fixa  com bonecos LEGO, recriando inúmeras fotografias históricas. Mesmo que não consigam identificar exatamente aonde e em que circuntâncias foram tiradas, com certeza vocês já as viram...

2 21

 

13 131

 

9 91

 

8 81

 

4 41

 

arte-en-lego

Galeria completa (com a descrição de cada foto e cenas do making of)  AQUI

 

 

Leia Também...

1 comentário

Anônimo disse...

É aí que você se engana, amigo. Os playmobil são dominantes no mercado livre, submarino, americanas, amazon, etc. São cobiçados e respeitados pela fidelidade com que são reproduzidos. Já o lego... pufff. Continuam feiosos .

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo