domingo, 27 de abril de 2008

Avatar FiliPêra

Orquídea Negra

  

                                        001

Não é qualquer roteirista que consegue pegar um personagem mediano (pra baixo)  e dar-lhe uma origem digna e um fio narrativo que deixa os outros autores com idéias para dar seguimento, além de transforma-lo em um sucesso de vendas. A bem da verdade, parece que esta é uma das especialidades dos ingleses. Foram eles (como todos os Nerds mais informados estão carecas de saber) que praticamente deram o pontapé inicial para a criação do selo Vertigo (ou seja, criaram o conceito de HQ's adultas nos EUA), pegando conceitos inexistentes nos Quadrinhos americanos e colocando em títulos que aparentemente não teriam qualquer esperança de futuro, e os transformaram em clássicos; colossos históricos da nona arte.

Apesar de Orquídea Negra não se encaixar nesses clássicos, a HQ pode ser encarada como um aprendizado para Neil Gaiman (um dos melhores roteiristas da história, na minha opinião). Na verdade foi o seu primeiro trabalho para a DC, a editora em que, anos mais tarde, ele se024 consagraria com Sandman (a melhor maxissérie de Quadrinhos de todos os tempos, novamente na minha opinião). Orquídea Negra também marca sua primeira parceria com Dave McKean para a DC, que ficaria famoso como capista de Sandman. Sua arte de diferenciaria pelo fato de misturar conceitos de diversos movimentos artísticos, com colagens de diversos elementos esparsos, que jamais foram usados nos Quadrinhos (para se ter uma idéia de sua importância, Eu estudei parte do seu trabalho, durante minha matéria de Artes Visuais, no meu curso de Técnico em Produção de Vídeo). O trabalho dos dois se complementa muito bem. A arte de McKean, com seus conceitos oníricos, serve muito bem para ilustrar os roteiros rebuscados de Gaiman. Com certeza os dois formam uma dupla que jamais deveria parar de produzir.

Mas não só de arte vive Orquídea Negra. A HQ escrita por Gaiman serve como uma origem de luxo para a personagem, que nunca passou do nível de secundária no Universo DC. Mas diferente do trabalho de Grant Morrison em Sete Soldados da Vitória, Neil não cria uma importância "universal" para a personagem; ele se contenta em criar elementos suficientes para outro roteirista continue, dessa vez com tudo nos trilhos. 

                                     038

A tal Orquídea, surge como uma super-heróina, híbrida de ser humano com plantas (obviamante orquídeas). Ela (na verdade elas, vocês já vão entender) são criadas pelo Dr. Phil Sylvian, um estudante de botânica que sonhava criar homens-planta, com o intuito de salvar o mundo. Seus colegas de faculdade eram os conhecidos Alec Holland (o futuro Monstro do Pântano) e Pamela Isley (Hera Venenosa). Seu professor era Jason Woodrue (que depois se tornaria o vilão Homem-Florônico). Tudo começa quando Carl Thorne, ex-marido de Susi (ex-esposa de Phil, que serviria de base para dar origem às Orquídeas) encontra encontra nossa  heróina, em busca de vingança. Ele era ex-empregado de Lex Luthor e foi pra cadeia por tentar passar a perna do patrão. Com a morte dela, Phil cria mais duas Orquídeas. Porém Carl não se deu por satisfeito e vai trás das duas híbridas restantes.

O que parecia ser a trama mais simples do mundo ganha ares geniais com o texto de Gaiman. Ele cria, à exemplo de vários capítulos da saga "A Casa das Bonecas", de Sandman; uma corrente de acontecimentos ligados pelo fio do destino, em uma crescente que culmina com um final, ao mesmo tempo simples e arrebatador, que conta com a participação do próprio elemental do Verde, O Monstro do Pântano.

              gaimanDaveMcKeanP

                               Neil Gaiman                       Dave McKean

O roteirista inglês ainda aproveita para sutilmente inserir outros personagens importantes da DC (tirando os ecológicos que Eu já citei mais acima). Têm presença aqui, mesmo que rápidas em sua maioria Batman, e vários vilões do Asilo Arkham, como o Duas-Caras, Coringa e Chapelino Maluco. Todos eles estão bem entralados na trama, como é do feitio de Gaiman.

Mas o grande problema dessas "renovações" de personagens surge tmbém em Orquídea Negra: é difícil para outro autor, que com certeza não tem o mesmo nível de Gaiman, dar prosseguimento ao personagem. Foi o que aconteceu. Após Gaiman a Orquídea não recebeu mais roteiros. Olhando assim é até melhor, dificilmente alguém chegaria nesse nível com essa personagem!

PS: Para quem não lembra, Eu prometi que ia fazer essa resenha, desde fevereiro. Então tá aí. Não sou católico, mas pago promessas. E taí o link para download.

 

LINK

 

Orquídea Negra (2005)

Roteirista: Neil Gaiman

Artista: Dave McKean

Páginas: 156

 

Nota: 8,0

 

Leia Também...

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo