quarta-feira, 2 de abril de 2008

Death Note

   banner hqs

 

                             death_note

 

Por BruNÊRA 

 

Eu adoro mangás! Mas por algum motivo que não compreendo, o universo conspirou para que eu tivesse pouquíssimo acesso aos grandes hits da indústria iditorial niponica. Não li Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Evagelion, Naruto, Fullmetal Alchimist ou qualquer outro grande título dos mangás atuais. Lógico que assisti ao anime da maioria dos títulos citados acima, mas o mangá mesmo que é a origem de tudo eu não li nenhum. Recentemente no entanto, com a maravilha tecnológica chamada "SCANS" venho me aprofundando mais no mundo dos mangás e assim descobrindo grande obras como "Gantz", toda a obra de Junji Itto e Suehiro Maruo, "Na Prisão" de Kazuichi Hanawa, "Chobits" (é meio afrescalhado mas é legal), Gen, Video Girl Ai (tambem é meio afrescalhado mas é legal) e o responsável por esse post, DEATH NOTE, simplesmente é o melhor manga que já li.
A historia é a seguinte: Raito Yagami é um colegial "comun" que em um certo dia encontra um caderno largado na calçada de sua escola. Dentro do caderno há um manual de intruções dizendo que a pessoa que tiver seu nome escrito nele morrerá em 40 segundos por ataque cardíaco. Mesmo sem acreditar muito ele resolve fazer um teste e descobre serem reais os poderes do caderno. Com esse poder nas mãos Raito resolve mudar o mundo, matando todos os criminosos existentes. Com tantas mortes iguais de criminosos ao redor planeta não demorou muito para que as nações percebessem que havia uma força maior por trás das mortes; e aí que entra em cena o melhor personagem na minha opnião: o detetive "L". Considerado por todos o melhor detetive vivo, "L" começa uma batalha mental com Kira (nome dado a Raito pela imprenssa do Japão, onde ele passa a ser considerado um deus pela população, o deus KIRA), que será travada como um jogo de xadrez, onde cada movimento pode ser fatal.

 

        deathnote1


Death Note é o que se pode chamar de uma obra completa, os desenhos são EXCELENTES, conseguindo manter o estilo mangá, mas sem cair no exagero, como às vezes acontece com títulos que se extendem por mais de 2 anos. A DeathNote_movie1história é PERFEITA, com tantas reviravoltas e revelações bombásticas, que várias vezes eu me perguntei "como é que esse roterista pensou nisso?". Tudo que acontece na trama, desde um pequeno diálogo, até a morte de um dos personagens, pode acarretar uma cadeia de acontecimentos tão grande e intrincada que chega a ser difícil de acompanhar a lógica de tudo. E acredite! tudo tem lógica nesse mangá, muitas vezes tive a impressão de estar lendo uma versão mais hardcore e complexa do filme "Os Infiltrados", de Martin Scorsese (o que foi confirmado depois, quando passei o manga para o Pêra ler).
Além do mangá, Death Note teve 3 adaptações para o cinema, sendo 2 delas focadas na primeira saga do mangá. Achei que os filmes ficaram resumidos demais e assim acabaram perdendo a complexidade da historia, que é o principal elemento do manga, e a terceira um spin-of focado no detetive "L"; esse eu ainda não assisti. Teve tambem uma versão em anime que eu já assisti e posso dizer que não perde em nada para a versão impressa.

 
Finalizando, Death Note é um puta mangá, muito bem feito e com uma história extremamente inteligente e intrigante. Definitivamente imperdivel!

1 comentário

tydila disse...

Death Note é tudo isso que você disse e muito mais!! XDDD Você ama e odeia o Raito/Kira ao mesmo tempo!!!!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo