sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Terror em Dobro



Por BruNêra

Olá pessoal!
Nesse fim de semana assisti à dois filmes, duas continuações, duas decepções.
Estava na maior expectativa de ver "Guardiões do Dia" continuação de "Guardiões da Noite" do diretor russo Timur Berkmambetov, e dei com os burros n'água, foi a mesma coisa com "Extermínio 2", continuação de "Extermínio", do diretor Juan Carlos Fresnadillo.
Então vou fazer primeiro a resenha dos filmes originais, que são otimos, e depois falo das continuações, que são grandes porcarias!




GUARDIÕES DA NOITE

Nunca fui muito fã da cultura russa. Já li "Irmãos Karamazov" de Dostoievsky e "Arquipélago Gulag", de Soljenitsin, e não posso dizer que gostei; pode ser que não tenha entrado no clima dos livros mas ainda assim achei os dois muito enfadonhos, de qualquer forma, quando ouvi falar de um filme russo sobre a luta entre o bem e o mal com muitos efeitos especiais e téréréu, não me animei muito não,e sabe de uma coisa? Nunca foi tão bom estar errado!!!
O filme é MUITO BOM! conta a historia de Anton Gorodetsky, um carinha que resolve contratar uma "vidente" que diz poder trazer de volta para ele sua esposa, que fugiu com um amante. Meio discrente ele aceita os termos impostos pela mulher e começa a "macumba". É nesse momento que entram os guardiões da noite, que são agentes do bem e que trabalham para que os agentes do mal, também conhecidos como guardiões do dia (vampiros, a vidente e outros seres "evil"), não quebrem o pacto de não-interferencia nos assuntos humanos, firmado entre seus "chefes" a muito tempo atras. A luta que se sucede entre os guardiões faz com que o poder adormecido (eu sei que parece clichê) de Anton despertem e aí então ele deve escolher de que lado quer ficar, dos guardiões do dia ou da noite.
Lógico que o filme é muito mais que isso! Mas não vou estragar todas as surpresas, além do plot muito bem amarrado e diferente do que vemos normalmente (produções americanas e inglesas), o filme tem efeitos especiais de "cair o queixo", e diferente de outros filmes que têm duas horas de conversa e 15minutos de ação, esse tem algo phoda pra se ver a cada 10 minutos. A estética visual lembra um pouco "Clube da Luta" com personagens sujos e cenários acabados. Todos os atores estão ótimos nos seus papéis e a trilha sonora (quase inexistente), que poderia ser melhor, não chega a estragar nada.
Pra quem esta cansado de filmes de ação parecidos, Guardiões da Noite édefinitivamente algo novo!




GUARDIÕES DO DIA

Pra começar, vocês devem levar em conta a expectativa criado por "Guardiões da Noite" em relação a sua continuação. Por mais que se tente separar os dois, é quase impossivel não haver comparação, principalmente por se tratar de uma trilogia (que terminará com "Guardiões do Crepusculo").
Quase tudo que GDN teve de bom faltou em GDD, exceto os efeitos especiais que continuam muito bons, mas também muito soltos no decorrer do filme. Pra ser sincero, todos os efeitos que realmente valem a pena estão no trailer, as cenas de ação ficaram aguadas e sem sal devido a falta de contexto para a existência das mesmas, a narrativa ficou confusa fazendo com que o público não se apegue a nenhum personagem e assim não torcendo por ninguém, o que deixa o filme muito desinteressante e sem emoção. E para completar, o personagem principal parece um idiota no meio de tudo que acontece a sua volta. Personagems problemáticos como Constatine, Tyler Durden, Tender Brason ou Dr House já são familiares a nós, mas todos eles têm algo de especial no seu carater, seja sarcasmo, esperteza, inteligência, canastrice ou algo do tipo, mas Anton Gorodetsky é so um pateta mesquinho que não usa a porra do seu poder (predestinação) em caralho nenhum no filme, e que ainda por cima foca toda sua atenção nele, não desenvolvendo quase nada os ótimos personagems coadjuvantes que tem.
Olha, agora eu devia falar sobre a historia do filme, mas estou realmente sem saco, então vou resumir bastante só pra vocês terem uma ideia ok?
Tem um giz que controla o destino, e os guardiões da noite e do dia querem ele. Isso acarreta uma briga que quase transforma preto e branco em cinza; no meio disso Anton é acusado de roubar o giz, por isso troca de corpo com a mulher coruja, seu filho vira o capeta em forma de menino, sua namorada é poderosa que nem a she-ra mais não faz nada especial, e tudo termina com um cena no estilo "dançando na chuva", se quiser saber mais, assista essa merda.





EXTERMÍNIO

Não sei vocês, mais eu sou fanzaço de filmes de zumbi, já assisti a saga completa de George Romero e todos os outros que encontrei, na verdade, zumbis fazem sucesso em qualquer mídia, filmes de terror, comédia, jogos, HQs e acreditem se quiser... musicas! (procurem o CD "Laika Come Home" do Gorillaz a faixa 11 "M1 A1" começa com as falas do início da primeira versão de "O Dia dos Mortos). Então já comecei a assistir Extermínio com MUITA expectativa. Não só porque sou fã de zumbis mais tambem porque sou fã de Danny Boyle (Trainspotting e A Praia), e para a minha alegria, o filme e ÓTIMO, com toda a ação e sangue necessários. A fotografia é muito boa, os ângulos de câmera dão um clima muito tenso ao filme. A cena que mais me agradou é a perseguição na chuva, bem no finzinho do filme... é PERFEITA!
Os personagems são tão perturbados quanto devem ser numa realidade como aquela, e sem cair em esteriótipos; o que é muito difícil com tantas mídias explorando o tema. Eles estão no limite da realidade, e muitas vezes sendo mais perversos que os zumbis.
Esse foi o primeiro filme que eu vi (não sei se foi o primeiro que existiu) em que os zumbis não são lerdos, babões e retardados; eles correm, pulam e gritam o que na minha opinião é bem mais perturbador.
A história começa com um bando de ativistas libertando macacos contaminados de um laboratório de pesquisa. Assim que são soltos os macados enlouquecem, matando tudo a seu redor. 28 dias depois, Jim, o personagem principal desperta de um coma para cair numa Londres totalmente vazia e devastada, com corpos espalhados pelas ruas e monstros correndo por elas. No meio da correria ele encontra Selena e Mark, dois sobreviventes que lhe explicam a situação e seguem com ele até o prédio onde morava antes do coma para procurar por seus pais. Lá eles ouvem uma transmissão de rádio onde militares dizem que descobriram a cura para a "peste" e pedem para todos irem até sua base... daí a história só vai piorando cada vez mais.
Então se você gosta de um bom filme de terror/ação assista Extermínio! E se vc não gosta, assista Telettubies!





EXTERMINIO 2

Olha, esse filme é ÓTIMO!... durante os quinze primeiros minutos.
Apesa de ser com Robert Carlyle um ator que admiro muito (Trainspotting, Tudo ou Nada), o filme é uma droga completa, com um roteiro tremendamente imbecil (por que diabos o governo levaria pessoal pra repovoar uma area que ainda não foi totalmente desinfectada? Porque diabos crianças são mais espertas que soldados treinados?) e previsivel. O filme definitivamente questiona a inteligência do espectador, e, como disse mais acima, os quinze primeiros minutos são excelentes, assustando (E MUITO) sem abusar (demais) de sangue e vísceras. Se voce ainda não viu, e pretende ver, SPOILER à frente.

Quando o personagem principal larga a esposa pra salvar a própria pele eu pensei "puta merda!", agora a gente tá chegando ao limite" instinto de sobrevivência nas alturas!!! e pronto! parou por ali. Depois a porra da mulherzinha volta (ta certo que ela morre depois...[denovo]) desculpa o cara e fica por isso mesmo. Fala sério né, os roteristas poderiam ter tido mais colhões e deixado o filme mais tenso e "cada um por si" como foi no começo, e ainda tem aqueles irmãozinhos "jumanji"... quem precisa de um casal de crianças como personagems principais de um filme de zumbi?


Fim dos SPOILERS,

O plot é o seginte: 28 semanas depois do primeiro filme, a área onde aconteceu a liberação do vírus ja está "controlda" e a maior parte dos zumbis morreu de fome (eles ja não estavam mortos?). Agora eles começam a "repatriação", da terra trazendo de volta os cidadãos que estavam em outros países (você voltaria?). No meio dessa galera tem duas crianças que voltam para se encontar com o pai, um dos sobreviventes da "praga" que está ajudando os militares a reconstruir o lugar. Como vocês sabem, criança em filme de zumbi é uma merda! e logo logo eles inventam de entrar na área "não segura" para voltar na sua antiga casa. Daí pra frente a parada só piora e piora; e acredite: não vale nem a pena comentar!!!
Acho que ja deu pra pegar o naipe do filme certo!? Então se quiser ver um filme de zumbis bom assista a madrugada dos mortos de Zack Snyder que é muito melhor! Em breve estarei fazendo um mega post com a cronologia dos filme de Romero e os outros filmes de zumbi que valem a pena!
Até a proxima galera.

Trailer Exterminio



Trailer Exterminio 2



Trailer Guardiões da Noite



Trailer Guardiões do Dia

2 Comentaram...

Anônimo disse...

Cara, acabei de ver Guardiões do Dia e posso dizer que até agora não entendi m* nenhuma! O filme não faz sentido algum... Assisti só pra honrar a grana investida. Tremenda droga!!!!

Renan Dantas disse...

Meu Deus, Guardiões do Dia realmente decepcionou, o primeiro goleia de dez a zero

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo