quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Avatar FiliPêra

Destaque HQ

Planetary 23 a 26

                           planetaryban

O fim!!!
Após várias edições chegamos aos últimas quatro números dessa série. E como não poderia deixar de ser as coisas se aceleram e vão se fechando até irem completando todas as peças que estão faltando nesse vasto quebra-cabeças chamado Planetary (que poderia ser um pouco maior, diga-se de passagem.). Muitas revelações importantes ficaram nessa fase final, mas outras aos poucos iam sendo feitas ao longo da série, como a verdadeira natureza de Randall Downling.
Muitos assuntos são resolvidos aqui, como: o porquê da ambiguidade do super agente secreto da Storm, John Stone; ou como os Quatro conseguiram seus poderes, e o porquê da sua ganância de informações secretas...
Então ajeite-se na cadeira e vamos a parte final de uma das melhores séries dos últimos tempos!!!
Nota: existem crossovers de Planetary/Authority e Planetary/Batman, se interessar, corra atrás que você acha!!!

 

                                      Planetary 23-01_1

 

Nº23 - Percussão

Aqui conhecemos um pouco do passado do Baterista e de como Elijah o salvou. Mas antes disso tudo vemos uma conversa entre o próprio Baterista e Jakita Wagner, sobre os recentes acontecimentos que levaram Snow a deixar Jacob Greene vagando do espaço eternamente. Jakita, como foi visto na edição 22 ficou irada com a situação e disse não reconhecer mais Snow, mas o Baterista parece se manter impassível com a situação, mas logo depois dá seu apoio a Snow. Mais tarde sabemos o porquê.
O Baterista era um desses meninos geniais da era da informática, mas seus dons especiais logo foram revertidos para o mal. Mantido prisioneiro em uma base "hacker" mantida pelo Dr. Downling (líder dos Quatro), ele, e mais alguns meninos especiais invadiam outras centrais de informática, para conseguir informações secretas. Mas as atividades da base chamam a atenção do Planetary que a invadem, ainda com a presença de Ambrose no time de campo. A ação deles é rápida e, apesar dos guardas começarem a explodir todos os meninos, o Planetary consegue salvar o Baterista.
Após uma fuga espetacular o grupo consegue fugir.
Já deu pra ficar sabendo o motivo do Batera apoiar Elijah em tudo (apesar de contar com motivos mais lógicos que sentimentais também).

 

                                         Planetary_24-00

 

Nº24 - Sistemas

Surpresa! Uma edição que se passa no nosso Brasil. Mas tem muito mais a ver com tragédias do que qualquer outra coisa.
Primeiramente o time de campo do Planetary está no escritório do Brasil pra Snow contar a todos as informações secretas que vem guardando há algum tempo. Primeiramente, conta a Jakita toda a origem dela, inclusive a história de seu pai, depois vai passando pela natureza do jogo armado com os Quatro, e todas as suas suspeitas sobre a morte de Ambrose Chase.
Mas as coisas começam a piorar quando um raio disparado do espaço destrói todo o escritório brasileiro do Planetar, matando quinhetas pessoas. É nesse momento que Jakita consegue entender a natureza do conflito com os Quatro.
Repare como a arte, sempre clara de Cassaday, atinge ares sombrios quando Elijah Snow vai explicando as partes mais escuras das suas informações.

 

                                         Planetary.25.HQ.BR.06ABR06.Os.Impossíveis.BR.GibiHQ.pdf-000

 

Nº25 - Alie-se aos Quatro! Domine o Mundo

É aqui que conhecemos tudo sobre a origem dos Quatro, o que vai nos preparando para o eminente conflito final.
Elijah visita novamente John Stone, no Cazaquistão. Mas desta vez o assunto é outro, Elijah soube que Stone está sendo usado pelos Quatro, após torturar William Leather. Começa então um duelo de gigantes, entre Jakita e Stone, que termina com a captura de Stone. Ele então começa a contar a origem dos Quatro.
Eles na verdade não conseguiram poder na sangra (a materialização do Multiverso), como muitos pensavam. Mas ao passar por lá eles entraram no caminho de um portal (no melhor estilo doo jogo Halo), que os daria acesso a um mundo habitado por uma raça avançada e ganhariam poderes. Mas como tudo tem um preço, eles teriam que dar todas as avançadas informações da ciência para aquela raça, que escravizaria a Terra ao prazo de cinquenta anos.
O que vem a seguir o leitor já pode imaginar: eles acumularam riquezas e informações em troca dos poderes, mas o Planetary começa a impedi-los com certo sucesso, o que leva ao Dr. Downling (sim, o Reed Richards da trupe) a tirar a memória de Snow e deixa-lo fora de combate.
Mas por que deixar o Planetary funcionando se eles tiveram a oportunidade de acabar com eles? Simples! O Planetary estava em sua própria cruzada para conseguir informações secretas e para os Quatro era simples segui-los e obter seus registros.
Mas as coisas complicam quando Snow recupera sua memória e declara o fim do jogo e começa a caçar os Quatro.
Ponto para a arte novamente, começando pela capa, que lembra aqueles postêrs estatais soviéticos, e na cena da luta de Jakita e Stone, muitíssimo bem conduzida.

 

                                        Planetary_026_00

 

Nº26 - O Fim

Não há muito o que falar do capítulo final de Planetary, exceto que aqui Warren Ellis coloca todas as suas teorias sobre a realidade, universo, informações em evidência. Elijah Snow usa todo o conhecimento a seu favor para enfrentar os membros mais poderosos d'Os Quatro, em um confrontop muito interessante, que foge aos padrões tradicionais.
Cabe destacar que ele habilmente não dá brechas para os dois.

Como considerações finais, fica aqui todos os elogios possíveis para essa superlativa série. Mais uma mostra de todo o talento desse escritor, que mesmo que irregular, consegue lançar obras-primas em momentos de inspiração. Grande destaque também para a arte, impecável em todos os sentidos.

 

 

Nota: 9,5

FiliPêra

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo