segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Avatar FiliPêra

O Bom Pastor






Robert De Niro já dava sinais de aposentadoria (melhor dizer, morte artística) quando atuou em Alceu e Dentinho. na verdade tudo começou a ir por água abaixo depois de sua "separação" de Martin scorcese - os dois formaram uma das maiores duplas do cinema - após o filme Cassino, um filmaço, apesar de ter sido bizado pela crítica chechelenta. Mas se formos um pouco mais amplos nos conceitos, podemos considerar o início da queda após o seu primeiro filme na cadeira de diretor: Desafio no Bronx, um drama correto sobre o tema no qual ele mais entende, Máfia. Após isso, foram só desatinos, com filmes pífios (como A Máfia no Divã), que nem de longe lembravam o Robert De Niro tão laureado de outrora.



Com O Bom Pastor, sua segunda incursão na direção, além de uma pequena ponta, o astro revive um pouco dos seus momentos de glória de outros momentos. Mostrando uma mão segura, principalmente porque mostra uma direção firme, mesmo em um filme com um roteiro tão extenso e complexo; De Niro entrega um bom filme que, acima de tudo, entrega uma honestidade e integridade únicos.O filme conta a história (inspirada na história verídica de James Jesus Angleton) de Edward Wilson, o homem que foi um dos fundadores da CIA (Agência Central de Inteligência, principal centro de espionagem americano).



Tudo começa em sua juventude, quando ainda estudante da Universidade de Yale, é convocado, junto com outros universitários, a fazer contra-espionagem na Segunda Guerra Mundial na OSS (Escritório de Serviços Estratégicos, precursor da CIA). Junto a
isso, ele engravida a irmã de um amigo, Clover, e acaba por casar com ela. As duas coisas, vida
pessoal e espionagem,não conseguem caminhar juntas e os conflitos do personagem começam aí. Ele não consegue conciliar as duas coisas, e todo o seu mundo ameaça ir por água abaixo.







Todo o roteiro, e consequentemente o filme, segue uma estrutura não-linear, responsável por
segurar o espectador do início ao fim (e olha que estamos falando de uma filme de 167 minutos).
De Niro ainda aproveita o tema polêmico para fazer discussões acerca de espionagem e suas
motivações e acaba por entregar um bom filme que não economiza no tema intriga (afinal o longa é estrelado pelo próprio Jason Bourne), mas tem como único defeito não saber equilibrar, assim como seu protagonista, os momentos com a espionagem e os da vida pessoal de Wilson. Ainda de quebra, temos grandes atuações de Matt Damon e Angelina Jolie (que acaba por aparecer menos do que deveria).No quesito técnico o filme também não fica atrás, com uma boa fotografia, e uma edição bem feita, que soube muito bem encaixar os flashbacks (abundantes, porém necessários) de toda a complexa trama.






Diretor: Robert De Niro

Duração: 167 min

Nota: 8



FiliPêra

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo