domingo, 23 de dezembro de 2007

Avatar FiliPêra

Muse - Absolution Tour






Por FiliPêra

O Muse se tornou uma das minhas bandas favoritas logo que Eu comecei a ouvi-la. O irônico é que uma das resenhas que Eu havia lido sobre o CD Black Holes and Revelations (já resenhado por aqui), dizia exatamente isso: Prepare-se para conhecer a sua futura banda favorita!!!E não deu outra...
Quando fiquei sabendo desse DVD deles, que trazia uma apresentação da banda no famoso Festival de Glastonbory, um dos meus maiore medos apareceram: foram pouquíssimas as bandas que Eu gostava que não haviam me decepcionado ao vivo. Mas logo consegui o DVD e qual não foi minha surpresa quando percebi que eles tinham a segunda melhor apresentação ao vivo que Eu já havia visto, perdendo apenas para o Radiohead (que coincidência ou não, é a minha banda favorita). Em primeiro lugar cabe frisar que o CD tema da turnê foi eleito um dos melhores dos últimos anos por várias publicações especializadas.




Trata-se de Absolution, um Cd conceitual que tem como tema o fim do mundo como o conhecemos. Já a capa a banda dá mostras do que viria pela frente: um homem com máscara de gás olhand opara o alto, enquanto se pode ver no chão as sombras de pessoas sendo arrebatadas...Nesta resenha falaremos separadamente do CD e depois do DVD









CD
O CD abre com a maravilhosa Apocalipse Please (após uma pequena introdução) já em clima de fim de mundo: ("Declare isso uma emergência/ Venha e espalhe o sentimento de urgência/ E nos ajude a superar") e mais para frente o clima fic ainda mais pesado ("Esse é o fim/ Esse é o fim / Do mundo"). Depois passamos para "Time is Running Out", eleita a música de 2003, ("Eu queria liberdade/ Mas estou restrito/ Eu tentei dessitir de você/ Mas estou viciado"), canta Matt Bellamy com sua inconfundível voz histriônica, em tom de desespero.




Toda as qualidades do Muse estão elevadas a décima potência aqui, com guitarras para sacudir
estádios, baixo pesado e marcante e uma bateria de causar terremotos. O tom das letras também mostram uma evolução em relação aos antecessores Showbizz e Origin of Symmetry (todos dois multiplanidos e com total aprovação crítica), trazendo singles como Sing for Absolution, possuidor da letra mais mórbida, Stockholm Syndrome, a mais pesada do disco ("Eu não ficarei no seu caminho/ Deixe seu ódio crescer/ E ela gritará e ela atirará e ela rezará") e claro Hysteria, a mais energética.




Mas nada podia nos preparar para "Butterflies and Hurricanes" ("Melhor/ Você tem que ser o
melhor/ Você tem que mudar o mundo/ E usar essa chance para ser ouvido/ Sua hora é agora), que fala contra o sentimento de imediatismo da sociedade.Enfim um CD para ficar na história, daqueles que nem a própria banda tenta superar, assim como Ok Computer, do Radiohead; e Toxicity, do System of a Down.









DVD
O DVD, logo para sacudir o público começa com a poderosa Hysteria, que serve para tirar o público do marasmo e traze-lo de volta. Mas logo depois começa a intergrar sucessos dos álbuns anteriores da banda, como New Born, que vem logo na sequência e mostra Bellamy como um multiinstrumentista.
Na sequência aparecem singles como Sing for Absolution, em uma versão ainda mais mórbida e
pesada e Muscle Museum, primeiro grande sucesso do Muse. Logo podemos perceber que, apesar de ser um trio e o som ser exigente, com várias camadas de instrumentos, o Muse não usa instrumentistas de apoio, com outras bandas e tudo é feito pelo trio. Mas isso não signica queda sonora, muito pelo contrário, os três conseguem muito bem reproduzir ao vivo sequências muito bem trabalhadas em estúdio. Em alguns momentos parecem que
irão quebrar o palco, mas em outros comandam viagens musicais dignas de um Led Zeppelin.






O clima fica um pouco mais ameno com Apocalipse Please e Citzen Erased e Ruled by Secrecy, mas a energia volta aos palcos com Buttlerflies and Hurricanes, Times is Running Out e Plug in Baby, para sacudir o esqueleto até da platéia mais cansada.Mal posso esperar pelo DVD da gravação do Muse no estádio Wembley!!!




Nota (CD): 10




Nota (DVD): 9

1 comentário

Anônimo disse...

Muse nunca decepciona!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo