sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Avatar FiliPêra

Pi




A genialidade geralmente se vê nas pequenas coisas. E Darren Aronofsky provou que é gênio logo com seu primeiro filme. Com uma história aparentemente simples, o filme vai se desenvolvendo até se tornar um tratado sobre a obsessaão e a loucura resultante de ferrenho isolamento.
Todo o roteiro parece simples: se resume basicamente a um professor, de matemática, chamado Max Cohen, que tenta descobrir os padrões numéricos da bolsa de valores, um dos sistemas dinâmicos de maior complexidadee do mundo. Aos poucos o professor vai chegando aos seus limites psicológicos, e passa a ser perseguido por uma empresa de tubarões de Wall Street e também por uma seita de judeus místicos que querem que ele desubra segredos por trás dos textos sagrados do Torah.
A medida que vai avançando, Max mergulha num caos, que cada vez mais ameaça engoli-lo, além de seu quadro médico ir se agravando.
Para início de conversa o filme é genialmente construído por Darren Aronofsky, na sua então
estréia em um filme comercial. Desde a fotografia, que usou um preto e branco em alto contraste e com granulações, passando pelas descobertas matemáticas de seu "herói". Todo o orçamento foi adquirido com amigos e com rifas feitas pelo diretor e sua equipe. Darren Aronofsky foi
justamente premiado como Melhor Diretor no Festival de Sundance.
Ao final do filme Max faz uma grande descoberta, que consegue encerrar muito bem suas buscas pelos padrões da matemática. Uma dica: a revelação é bem maior que os padrões na bolsa de
valores!!!



Pi é um filme complexo, que requer atenção para ser completamente entendido, além de precisar ser assistido mais de uma vez.
Assista a esse e a todas as obras desse diretor!!!

Nota: 8,5
Duração: 84 min
Diretor: Darren Aronofsky


FiliPêra

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo